A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns prolemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.
47,5% com dois canais na raiz mesial e ape- nas uma saída. canal e uma saída apical e 38% dois canais e duas saidas distintas apicais. vezes, o segundo molar apresenta três canais.
A quantidade de dentes que temos na boca pode variar por causa de alguns fatores —doenças, idade, evolução humana e outros. Mas o número oficial na boca de um adulto é de 32 dentes (16 em cima e 16 embaixo), divididos em: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.
Mesmo as cirurgias odontológicas envolvem algum risco, como distúrbio de um nervo, infecção, hemorragia, além dos incômodos esperados: dor, inchaço e limitação na abertura da boca. Pode acontecer, por exemplo, a parestesia, que é a perda de sensibilidade de alguma região da boca, como a língua ou o lábio inferior.
Já o primeiro molar inferior (34 e 44) é semelhante ao dente canino inferior. A diferença é que ele é menor. Os segundos pré-molares (35 e 45) têm dimensões maiores que os primeiros pré molares inferiores. Ambos também ajudam a moer e esmagar os alimentos consumidos.
Incisivos e Caninos (dentes anteriores superiores): apresentam uma raiz e um canal, sendo raras as situações que são encontrados dois canais radiculares. Incisivos inferiores: apresentam uma raiz e até 40% apresentam dois canais radiculares.
Os incisivos: são conhecidos como incisivos centrais superiores (51 e 61) e os incisivos centrais inferiores (71 e 81). Há também os incisivos laterais que são os dentes 52, 62 na arcada superior e os dentes 72 e 82 na arcada inferior.
Os primeiros molares superiores (16 e 26) e inferiores (36 e 46), segundos molares superiores (17 e 27) e inferiores (13 e 47) e terceiros molares, também conhecidos como dente do siso ou dente do juízo, superiores (18 e 28 e inferiores (38 e 48)).
Por exemplo: ao referir ao dente 27, é possível compreender que o profissional está se referindo ao segundo molar superior esquerdo. Nesse sistema, a dentição decídua recebe uma numeração de quadrante diferente da permanente: Quadrante 5: Superior Direito. Quadrante 6: Superior Esquerdo.