Os gêneros textuais têm um objetivo prático, ou seja, eles existem para cumprir diversas necessidades comunicativas. Por isso, são essencialmente funcionais, apesar de, também, apresentarem textos com função estética e não só utilitária.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Tipos e Gêneros Textuais – Revisão Enem com Prof. Noslen
Qual é a função dos gêneros textuais?
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
Os gêneros textuais cumprem uma importante função social quando o assunto é comunicação. Embora sejam muitos, apresentam peculiaridades que nos permitem identificá-los. Você já se deu conta da infinidade de situações comunicacionais às quais somos expostos ao longo de nossa vida?
Qual a importância dos gêneros textuais no processo de aprendizagem?
A adoção de práticas educativas que se baseiam no ensino da língua por meio de gêneros textuais é de grande préstimo no ambiente escolar, pois possibilita que o aluno compreenda de maneira mais eficiente as situações comunicacionais em que participa no seu dia-a-dia.
Gêneros textuais são estruturas relativamente estáveis de composição, com as quais realizamos intervenções sociais, tanto por escrito quanto por meio da fala, ou seja, os gêneros são as ferramentas, os instrumentos que utilizamos para podermos exercer os atos comunicativos em geral: uma curta mensagem via Whatsapp, e- ...
Lista é um tipo de texto que traz os nomes colocados abaixo um do outro, por ordem ou não, de algum produto, nomes de pessoas ou coisas, com o objetivo de organizar o que se planeja fazer.
O relatório é um texto de caráter expositivo cuja finalidade é relatar, de maneira detalhada ou não, o funcionamento de uma instituição ou mesmo uma atividade específica em um determinado período.
O gênero narrativo tem como principal objetivo contar um acontecimento – narrar tudo o que aconteceu. Por isso, esse tipo de texto traz uma série de fatos, desdobramentos e conclusões para o leitor.
O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
Qual o objetivo principal dos gêneros textuais argumentativos?
“Textos argumentativos são aqueles que apresentam recursos, justificativas e alegações com o objetivo principal de persuadir o leitor sobre determinado ponto de vista.
São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo. Os gêneros textuais definem as formas de agir no mundo por meio dos textos, ou seja, caracterizam os modelos convencionalmente aceitos para exercerem algum tipo de ação social.
O trabalho com gêneros textuais buscou contribuir para a apropriação das diversas formas de dizer que circulam socialmente, possibilitando, ainda, o desenvolvimento de capacidades específicas inerentes à leitura, compreensão e produção de textos, com o objetivo de instrumentalizar o aluno para que possa ler, produzir, ...
Dessa forma, os gêneros textuais são utilizados nas práticas sociais do dia a dia. Por meio deles, atingimos variados objetivos de comunicação verbal ou não verbal, escrita ou oral. Em sua estruturação, utilizamos os tipos textuais para narrar, descrever, ordenar ou pedir, informar ou defender nossas ideias.
Qual a importância dos gêneros textuais no processo de Ensino-aprendizagem?
Dessa forma, o ensino dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem é fundamental, pois o ensino por meio dos gêneros possibilita aos alunos a compreensão dos diferentes textos nas variáveis situações de comunicação que se apresentam enquanto objetos de estudo nas aulas de LP.
Qual a importância dos gêneros textuais na Alfabetização?
Portanto, os gêneros textuais são um elemento importante na alfabetização e letramento, pois além de decodificar os códigos convertendo letras em sons, o aluno pode compreender o que está lendo e atribuir significado.
A BNCC entende que diferentes formatos e gêneros textuais fazem parte da vida das pessoas e devem ser explorados também em sala de aula. É válido trazer HQs e receitas, mas também abordar a produção digital, como e-mails, blogs, podcast, memes, vlogs e outros formatos típicos da cultura jovem atual.