Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
A Etnografia propõe a observação e análise de grupos humanos, com o objetivo de tornar evidentes os significados das ações cotidiana dos sujeitos, portanto, é necessário que o pesquisador conheça e siga alguns critérios para o desenvolvimento da pesquisa.
Qual é o foco principal da etnografia nesse contexto?
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas ati- vidades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.
O estudo etnográfico possibilita ao pesquisador adentrar no contexto sóciocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo5.
Uma etnografia é um tipo específico de ciência observacional escrita que fornece um relato de uma determinada cultura, sociedade ou comunidade. O trabalho de campo geralmente envolve passar um ano ou mais em outra sociedade, conviver com a população local e aprender sobre seus modos de vida.
http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220064. A etnologia brotou das preocupações em compreender as diferenças socioculturais das sociedades humanas no planeta, que foram se tornando cada vez mais visíveis e presentes com a expansão e dominação do mundo europeu sobre os outros continentes.
Fazer etnografia supõe uma vocação de desenraizamento, uma formação para ver o mundo de maneira descentrada, uma preparação teórica para entender o “campo” que queremos pesquisar, um “se jogar de cabeça” no mundo que pretendemos desvendar, um tempo prolongado dialogando com as pessoas que pretendemos entender, um “ ...
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
CONSIDERA-SE QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI CONSTITUÍDA, AO LONGO DE CINCO SÉCULOS, POR TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS: O INDÍGENA, O NEGRO AFRICANO E O BRANCO EUROPEU.
Quais são os principais objetivos do uso da pesquisa etnográfica no setor público?
A utilização do design etnográfico no setor público vem possibilitando avanços na compreensão de questões relacionadas à vivência do cidadão em serviços, a fim de identificar erros e oportunidades para melhorias incrementais ou disruptivas nas políticas públicas num tempo relativamente curto.
Qual é o objetivo principal da pesquisa etnográfica em antropologia de alimentos?
A pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica do processo de escolha alimentar de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e suas famílias, os seus hábitos alimentares e as relações familiares em torno do alimento e da comensalidade.
A obra Argonautas do Pacífico Ocidental, etnografia clássica escrita por Bronislaw Malinowski (1884-1942) e publicada em 1922, representa o grande marco fundador da Antropologia moderna, que rompe com essa separação entre o observador em campo e o erudito em seu gabinete.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
Sendo assim, a partir da pesquisa etnográfica passou-se a estudar pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade. A pesquisa etnográfica estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamento na rotina diária das pessoas.
SPRADLEY (1979) coloca que a análise etnográfica envolve uma busca das partes de uma cultura, a relação entre essas partes e a relação das partes com o todo; e apresenta quatro tipos de análise: de domínios, taxonômica, componencial e de temas, todas incluídas na seqüência para o desenvolvimento da pesquisa.
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.
Etnografia: abordagem de investigação científica que trouxe contribuições importantes para as pesquisas qualitativas. Fazer etnografia implica em: Preocupar-se com uma análise holística ou dialética da cultura.
Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica identificável, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua.
O trabalho de campo etnográfico propicia ao pesquisador o conhecimento direto e experiencial de outras culturas. Para descrever o sistema de significados culturais em seus termos próprios, o etnógrafo realiza uma análise cultural dos dados.