Os anos de chumbo foram o período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, estendendo-se basicamente do fim de 1968, com a edição do AI-5 em 13 de dezembro daquele ano, até o final do Governo Médici, em março de 1974. Alguns, reservam a expressão "anos de chumbo" especificamente para o governo Médici.
O chumbo (Pb) é um elemento químico metálico, bi ou tetravalente, de cor cinzento-azulada, macio, pesado e com superfícies de corte brilhantes, que se localiza no grupo 14 e período 6 da Tabela Periódica. Possui número atómico 82 e massa atómica 207,2.
O Pb tem número atômico (Z) = 82 e Massa Atômica (A) = 207, está localizado na grupo 14 ou família 4A e no 6o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M18 N32 O18 P4.
O tempo de semi-vida do chumbo no sangue varia entre 28 a 36 dias. Os ossos e dentes dos adultos contêm cerca de 94% da quantidade total de chumbo no organismo; nas crianças, esta quantidade é de aproximadamente 73%. As maiores acumulações de chumbo nos tecidos moles encontram-se no fígado e rins.
Nos últimos anos da década de 60 e início dos anos 70, ao mesmo tempo em que vivia seu período de milagre econômico e de ufanismo modernizante, o Brasil, governado por militares, montava o mais cruel sistema repressor que o país já viveu. Foram os chamados "anos de chumbo".
No Brasil, os anos de chumbo ocorreram entre 1968 e 1974. O período foi marcado como o de maior violência e censura durante toda Ditadura Civil-Militar. Durante o período, diversos grupos guerrilheiros surgiram no Brasil, todos eles foram derrotados pelas Forças Armadas.
O chumbo produz efeitos deletérios no sistema nervoso central e periférico, gerando alterações neurocomportamentais relacionadas, tais como: alterações de memória, hiperexcitabilidade, depressão, apatia, insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, hostilidade, fadiga, perda da libido, déficits de inteligência ...
A maneira mais eficaz de detectar se existe chumbo em cosméticos é olhar os rótulos da embalagem para saber se o produto contém chumbo e verificar se está aprovado por um órgão regulador. O chumbo pode ser identificado por meio dos seus nomes químicos, como Dióxido de Chumbo ou Carbonato de Chumbo.
Os tempos de meia-vida do Pb nos três compartimentos são bastante diferentes, sendo estimado em 36 dias para o sangue, 40 dias para os tecidos moles e 27 anos para os ossos, de acordo com este modelo.
O chumbo está presente na poluição atmosférica graças à queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e às indústrias que empregam a fusão de chumbo em seus processos de fabricação. A contaminação do meio ambiente com chumbo pode decorrer, ainda, de acidentes e da destinação inadequada de resíduos.
Extração e produção – A galena (PbS) é o principal mineral do qual o chumbo é extraído, além da anglesita (PbSO4) e a cerussita (PbCO3), que são minerais formados naturalmente a partir da galena.
Os anos de chumbo foram o período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, estendendo-se basicamente do fim de 1968, com a edição do AI-5 em 13 de dezembro daquele ano, até o final do Governo Médici, em março de 1974. Alguns, reservam a expressão "anos de chumbo" especificamente para o governo Médici.
Transformar chumbo em Ouro é uma jornada dentro do entendimento do funcionamento da Natureza e do Universo, que irá nos fornecer o conhecimento necessário para nos fazer olhar para nossa vida e enxergar todos os pontos que precisamos modificar para acessar todo o nosso potencial máximo, a se transformar na pessoa ...
Em quase todos os alimentos, principalmente enlatados; plantas, como alface e agrião; animais, através da contaminação do solo e da água; e até bebidas alcoólicas já foram detectadas partículas de chumbo.
Os médicos retiram o chumbo do organismo pela administração de medicamentos que se ligam ao chumbo (terapia quelante) para permitir que passe para a urina. Todos os medicamentos que eliminam o chumbo atuam lentamente e podem ter efeitos colaterais sérios. Succímero é um medicamento usado na terapia quelante.
O chumbo é considerado uma neurotoxina, pois caso esteja presente no organismo em concentrações críticas, interfere no metabolismo, causando sinais clínicos da doença conhecida como “saturnismo”, que nada mais é do que o envenenamento por chumbo.
o chumbo é pela primeira vez mencionado em Êx 15.10. Era usado para servir de peso, e davam-lhe então a forma de um bolo redondo e chato (Zc 5.7), ou a de uma dura pedra, não trabalhada (Zc 5.8). Em tempos antigos empregavam geralmente as pedras como pesos (Pv 16.11).