👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
Derivação por extensão de sentido: por causa da sua aparência desajeitada e seu comportamento que parece desnorteado, o nome da ave passou a designar pessoa desejeitada, feia, acanhada; é também sinônimo de caipira, jeca.
A palavra jacu possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo e substantivo de dois gêneros. Referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. Se utiliza dizer no senso comum de que uma pessoa pode ser um Jacu, pessoa de maus hábitos, que se veste mal.
O jacuguaçu é uma ave galliforme da família Cracidae. Também conhecido como jacu-velho (Rio Grande do Sul), jacuaçu, jacu e jacupixuna. O desmatamento e a caça indiscriminada reduziram drasticamente a população dessa espécie.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas.
Outro nome atribuído a ela é jacu, palavra em tupi que de certo modo resume parte de sua natureza, pelo menos ao alimentar. Significa “o que come grãos”.
Sua plumagem é verde-bronze bem escura escamada, sendo o manto, pescoço e peito estriados de branco e as pernas negras. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Grandes e barulhentos, eles produzem um ruído forte e esquisito com as asas enquanto voam ou pulam de galho em galho.
Planta nativa da floresta Araucária do Brasil, podendo ser encontrada também na Mata Atlântica. É de fácil cultivo e pequeno porte, ficando em média com 5 metros de altura. Usada no paisagismo como planta ornamental, por conta da grande e encantadora florada branca que produz.
O Jacu é uma ave brasileira, tradicional da Mata Atlântica. Esta ave de pelugem escura é um animal que possui algumas características únicas e interessantes.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
Sua dieta é formada principalmente por frutas – mas ele come também brotos, grãos e insetos. No Brasil, o que chamamos de “jacu” contempla, na realidade, sete espécies de aves diferentes – que, podemos dizer, são parentes distantes do pavão, originário da Ásia.
Isso quer dizer que eu não sou muito sofisticado. Por exemplo, quando eu vou a um restaurante chique não consigo entender os nomes dos pratos refinados. E isso não é só para restaurantes… Eu sou jacu para diversos assuntos.
Aos 90 dias, o jovem jacu assemelhava-se ao adulto, apesar de algumas partes do corpo terem feito mais de uma mu da, e outras, apenas uma. A maturidade sexual foi atingida ao completar 1 ano.
Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas. O pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena. A pele em torno dos olhos está exposta e tem uma cor azulada, na maioria das espécies.
Jacu Bird Coffee da Camocim Organic é um café orgânico e biodinâmico super premium, considerado o mais raro do Brasil. Os grãos são selecionados pelo Jacu, ave nativa da Mata Atlântica que se alimenta de grande quantidade de café diariamente.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
O jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster) é um exemplar grande: chega a medir 77 centímetros de comprimento. Apesar disso, não é o maior desta família. Este título fica para o jacu-de-cocuruto-branco, que atinge 82 centímetros. Visualmente parece uma grande galinha, de asas longas.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.