Qual é o produto estrela da Coca-cola? Confira o exemplo BCG: Estrela: Coca-Cola Zero Açúcar. Interrogação: PowerAde; Vaca leiteira: Coca-Cola Tradicional.
Resumindo, o Produto Estrela de seu e-commerce é aquele que se destaca, que vende mais e é mais procurado. Em outras palavras, ele é aquele produto que o cliente procura em toda a internet e ele diz para si mesmo: “eu preciso comprar este produto nesta loja”!
Estrela: essa é a parte da matriz na qual toda empresa quer que seus produtos estejam, pois chegar nesse quadrante significa que o item tem alta participação de mercado e alta possibilidade de crescimento. Quer dizer, então, que há muito potencial e um bom espaço a ser percorrido.
São aqueles que vendem bem, mas não estão em “alta”. Voltando ao exemplo das rações, pode ser uma marca que não está particularmente em alta, mas vende consistentemente bem. É um bom produto para manter no seu portfólio porque tem boa saída sem exigir grandes esforços.
Produto Estrela! O que é? Pra que Serve? Como Escolher?
O que é um produto Abacaxi?
Nesta categoria são correspondentes produtos com baixa participação de mercado, ou seja, são produtos que estão no final de sua vida . Estes produtos já não são considerados inovadores e devido a sua qualidade, também não tem mais crescimento de mercado e as vendas são baixas.
Quais as características de um produto classificado como estrela?
O que é um produto classificado como estrela? Estrela. A categoria Estrela é correspondente aos produtos com alto crescimento e alta participação de mercado. Ou seja, são os produtos líderes de mercado, as estrelas do portfólio de produtos da empresa, portanto, exigem grande investimento da mesma devido ao crescimento.
Qual produto fica classificado no quadrante da vaca leiteira da matriz BCG?
Coca-Cola. A marca Coca-Cola é um dos exemplos mais clássicos de Matriz BCG. O tradicional refrigerante, seu principal produto, pode ser classificado como Vaca Leiteira, já que garante o maior número de vendas, como líder em um mercado já consolidado.
A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz.
O hidrogênio é o principal combustível do reator nuclear que existe dentro da estrela. Ele produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas que vemos no céu.
Vacas leiteiras: são o ideal de todo o empreendedor, pois geram muito lucro sem a necessidade de grandes investimentos de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Estes produtos encontram-se estabelecidos no mercado e se “autopromovem” por sua qualidade e/ou reputação junto ao público consumidor.
Ágil e simplificada, a matriz BCG é caracterizada pela classificação de produtos e serviços em quatro categorias distintas, formando um gráfico em quadrantes. Conforme explicado anteriormente, a matriz BCG mede a participação e o potencial de mercado de um produto, cada eixo classificado como desempenho alto ou baixo.
De acordo com o seu espetro as estrelas podem classificar-se em sete tipos espetrais designados pelas letras O, B, A, F, G, K e M. As estrelas mais quentes são as do tipo O. As mais frias são as do tipo M. Dentro de cada tipo espetral consideram-se 10 subtipos, designados de zero a nove.
E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.
Astronomia. Estrelas são formadas por nuvens de gás interestelar, que por sua vez são constituídas por poeira e hidrogênio. A baixas temperaturas, átomos desse elemento se combinam para formar moléculas, dando origem a essas nuvens.
Quais são os dois fatores para classificação dos produtos na matriz BCG?
A matriz BCG trabalha com dois fatores que as empresas devem considerar ao decidir onde investir: competitividade da empresa e atratividade de mercado, tendo a participação de mercado relativa e a taxa de crescimento como os motivadores desses fatores.
SOBRE A FERRAMENTA: Inicialmente, entenda a Matriz BCG como a “análise” da Matriz BCG. É um erro frequente só fazer a matriz e não estudá-la. Esta análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG).
Como a empresa pode usar a matriz BCG no marketing?
A matriz BCG ainda traz vantagem competitiva para a empresa, pois é possível analisar também como está o desempenho dos concorrentes em relação a determinados produtos. Com essas informações, você pode desenvolver estratégias para criar novas campanhas e produtos e conquistar de vez o mercado.