A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são, portanto, figurativos, e não literais.
É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus. Por isso, afirmamos que a Santa Ceia é muito mais símbolo, descreve uma realidade que pode ser experienciada pela fé. Algo que penetra no coração humano e traz profunda satisfação que nos faz viver e gostar da vida como um dom de Deus.
A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Dessa forma, podemos lembrar do Seu corpo e sangue que foi entregue por nós. Assim, quem participa da Santa Ceia do Senhor está aceitando o Seu sofrimento para perdão dos pecados.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!
Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: Tomai; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças, e deu-lho; e todos beberam dele. Disse-lhes: Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.
Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
Segundo a Bíblia, o traidor é Judas Iscariotes – único da cena com o rosto parcialmente encoberto por uma sombra. Bem na frente dele, há um saleiro caído sobre a mesa. Pode se tratar de uma representação de mau agouro (uma pista deixada por Da Vinci, indicando qual dos 12 apóstolos era o traidor do Profeta).
O que significa participar da Ceia do Senhor indignamente?
Ao se achegar a mesa da comunhão é necessário que façamos de forma intencional, proclamando o Reino de Deus e a Salvação no Cristo. Portanto tomar a Ceia indignamente pode significar toma-lá apenas por tradição, sem consciência do porquê e para quem apontamos neste momento.
Com esse relato aprendemos que se estivermos dispostos a obedecer ao Pai Celestial, Ele vai nos ajudar a ter forças para agir de acordo com a Sua vontade.
Jesus instituiu a Ceia do Senhor nesta noite para significar que este novo êxodo estava prestes a começar. Este ato indicou que o tempo da redenção havia chegado. À medida que o livro do Êxodo começa, Israel está no Egito há mais de quatrocentos anos (cf. Êxodo 12.40).
A Bíblia não afirma que seja pecado não participar da ceia, mas eu aconselho que você procure uma igreja onde possa ser um membro fiel e participar regularmente da ceia e das atividades da congregação. A ceia nos anima, nos revela a dependência que temos de Deus e da comunidade e a necessidade de perdão.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus por nós na cruz, assim, todas as vezes que participamos da mesa do Senhor lembramos o que Ele fez por nós. Quem come o pão e toma o vinho consagrado a Deus, aceita o sangue de Jesus para lavar todo o seu pecado.
Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para a Ceia do Senhor, esperem uns pelos outros. E, se alguém estiver com fome, que coma em casa, para que Deus não castigue vocês por causa dessas reuniões.
Ao participarmos da Ceia do Senhor devemos entender que Jesus sabe de todas as coisas, conhece nossas fraquezas e dificuldades. Precisamos nos dedicar trabalhando para a obra de Deus, fazer tudo com respeito e obediência visando o melhor para o Reino de Deus.
Trocar o cálice é lembrar que o amor de Cristo é compartilhado por todos nós. Na Santa Ceia, encontramos união, redenção e renovação da esperança. “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” 1 Coríntios 11:26 . .
Qual é a importância da Santa Ceia na vida do crente?
A participação na Santa Ceia é vital para a vida espiritual de todo crente. Ela não apenas reforça a fé, a comunhão e o compromisso com Cristo, mas também prepara os cristãos para a vida eterna, agindo como uma fonte contínua de graça e renovação espiritual.
1Co 11.23-26: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.