O número romano XIX corresponde a versão do natural 19 (dezenove). Ele é formado pela soma de dois números-chave: o decem (X= 10), que aparece duas vezes, e o unus (I = 1). Esse sistema de numeração é baseado em sete letras do alfabeto latino desenvolvido na Roma Antiga para representar sequências de símbolos.
O século XXI ou século 21, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio, além de também corresponder ao centésimo vigésimo primeiro século do Calendário Holoceno.
Século XIX: ano 1801 até o ano 1900; Século XX: ano 1901 até o ano 2000; Século XXI: ano 2001 até o ano 2100. Essa divisão dos séculos corresponde ao período depois de Cristo.
Editado pela última vez em 19 de agosto de 2024. 2024 (MMXXIV, na numeração romana) é um ano bissexto do século XXI que começou numa segunda-feira, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais são GF.
Outro símbolo utilizado é o "xVx" (Vegan Straight Edge), símbolo utilizado pelos edgers que também se abstêm do consumo de carnes e outros derivados de origem animal, tanto no âmbito alimentar quanto para uso (bolsas, sapatos, roupas, etc).
O século XIX foi uma era de descobertas e invenções científicas em rápida aceleração, com desenvolvimentos significativos nos campos da matemática, física, química, biologia, eletricidade e metalurgia que lançaram as bases para os avanços tecnológicos do século XX.
IV é um algarismo romano que representa o número quatro. Ele é precedido pelo algarismo III e sucedido pelo algarismo V, respetivamente os números três e cinco. Ainda pode-se dizer que o IV é formado por uma sequência de algarismos indo-arábicos: 5 – 1 = 4.
De acordo com as regras do calendário gregoriano, o ano de 1900 foi o 3.º ano centenário depois de 1600 que não foi bissexto, no ciclo de 400 anos. Foi o último ano do século XIX.
1492 (MCDXCII, na numeração romana) foi um ano bissexto do século XV do calendário juliano, da Era de Cristo, e as suas letras dominicais foram A e G (52 semanas), teve início a um domingo e terminou a uma segunda-feira.
Enquanto grande parte do mundo segue o calendário em que 2023 é o ano atual, os judeus estarão celebrando a saída do ano 5783 e a entrada em 5784. A celebração tem duração de dois dias. Nesse ano, inicia-se na noite de 15 de setembro e vai até a noite do dia 17, no domingo.
ANO 1442 - do calendário muçulmano ( Hegira ), inicia em 20 de agosto de 2020. ANO 2773 - da Fundação de Roma, inicia em 14 de janeiro. ANO 5781 - do calendário israelita, inicia em 19 de setembro ANO 6733 - do período juliano.
Quais são os países que não usam o calendário gregoriano?
Os quatro países que não adotaram o calendário gregoriano são a Etiópia (calendário etíope), Nepal (Vikram Samvat e Nepal Sambat), Irã e Afeganistão (calendário Hijri Solar).