A expressão 'etc' deriva do latim 'et coetera' e significa 'e outras coisas'. Quanto ao uso de vírgula antes dessa abreviatura, não há consenso entre os gramáticos, verifica-se, portanto, que as duas formas são possíveis.
Etc., como se sabe, é a abreviatura da locução latina et cetera – estamos a responder também ao consulente Pedro Martins –, também grafada et caetera, que se pronuncia /ed cetera/. Etimologicamente, quer dizer «e mais coisas» ou «e outras coisas».
- Caso o termo “etc.” finalize uma frase, o ponto final não deve ser duplicado (etc..); - Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc....). Usa-se “etc.” ou reticências. Havendo dúvida, lembre-se de que “etc.”, tradicionalmente, não é precedido por vírgula.
O termo “etc.” é a abreviação da locução latina “ét cétera”, que significa “e outras coisas”. Emprega-se com o sentido de “e outros”, “e assim por diante”, “e o resto”, ou seja, para indicar que outras coisas mencionadas devem ser subentendidas.
Primeiro, ele lembra que “etc.” sempre se escreve com ponto, mesmo que apareça no meio do texto. A forma correta é: “Comprei laranja, banana, etc. e depois fui ao cinema". Essas três letrinhas - “etc.” - são a redução de uma expressão do latim, "et coetera", que significa "e outras coisas".
Então tanto faz." Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: "Se você repetir 'etc., etc., etc. ', aí você passa a ter uma enumeração, como outra qualquer". "Você age como age quando diz 'laranja, banana, abacate etc.
Neste ponto, é importante ressaltar que a proposta de redação Enem exige um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, o uso de interjeições não é recomendado. Alguns exemplos de interjeições são: “hein”, “puxa”, “ah”, “oh”, etc.
O termo em questão representa a abreviatura da expressão latina et cetera, cujo significado se refere a “e outras coisas”, “e outros (da mesma espécie), “e assim por diante”.
Essa expressão. significa que a gente está dando continuidade a. uma ideia. de modo subentendido, ou seja, a gente tá. falando de alguma coisa que a gente já iniciou, mas que a gente não vai repetir.
Et cetera (Latim: [ɛt ˈkeːtɛra]), abreviado para etc., etc, et cet., etc. ou &c é uma expressão latina que significa "e outras coisas semelhantes", ou "e assim por diante".
O termo “etc.” é abreviatura da expressão latina et cetera, que significa “e outras coisas”. É empregado com o sentido de "e assim por diante", "e o resto", ou seja, para indicar que outras coisas devem ser subentendidas. Por exemplo: Guilherme foi ao mercado e comprou tomates, bananas, maçãs, etc.
Ela deve ser escrita sempre em letras minúsculas e com ponto ao final. Mas, se preferir não abreviar, a forma americana junta tudo em uma única palavra: “etcetera”. Customer loyalty, profitability, long term investments, etc. Lealdade da clientela, lucratividade, investimentos a longo prazo etc.
R: O TCC pode ser apresentado no formato de monografia ou como artigo científico publicado em revista científica. 5) Posso usar outros documentos científicos, como capítulo de livro, relatório científico de projeto, cartilhas etc.? R: Não, estes formatos não estão inclusos na resolução.
O "etc." é um termo do qual constantemente fazemos uso, embora não conheçamos assim tão bem as características que o norteiam. Ele representa a abreviatura da expressão latina et cetera, cujo significado é “e outras coisas”, “ e outros (da mesma espécie), “e assim por diante”.
A expressão 'etc' deriva do latim 'et coetera' e significa 'e outras coisas'. Quanto ao uso de vírgula antes dessa abreviatura, não há consenso entre os gramáticos, verifica-se, portanto, que as duas formas são possíveis.
A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.