No cristianismo, o símbolo foi adaptado para representar a Santíssima Trindade ? Pai, Filho e Espírito Santo. Independentemente da interpretação, a Triquetra é universalmente reconhecida como um símbolo de unidade, harmonia e eternidade.
"Os católicos fazem o sinal da cruz com a mão aberta para simbolizar as cinco chagas de Jesus e a criação da natureza. Outro detalhe importante, em ambas as tradições, a testa simboliza o céu e a sabedoria, o peito o amor infinito de Deus, já os ombros o poder de Deus e o Espírito Santo".
Durante a história da Igreja, símbolos foram utilizados para representar a Santíssima Trindade de maneira visual, para que fosse mais fácil de compreender esse mistério de fé. Alguns deles, por exemplo: Escudo da Trindade; Triângulo; Trevo de Três Folhas; Flor-de-Lis.
Triquetra é um simbolo usado no cristianismo, na magia, na bruxaria, na Wicca e em geral no Ocultismo. A triquetra, em latim triquætra (de três pontas), é similar a um tríscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade.
Valknut (em nórdico antigo, Valr "guerreiros mortos" e Knut "nó") é um símbolo religioso pertencente ao paganismo Nórdico e Germânico que consiste em três triângulos entrelaçados, também chamado de "Nó dos mortos" ou "Coração de Hrungnir" por aparecer em um mito ligado ao deus Þórr, com a morte do gigante Hrungnir.
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.
A Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") é uma doutrina cristã desenvolvida entre os séculos II e IV d.C., que define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai (YHWH), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas".
O Concílio de Nicéia foi o primeiro a instituir a trindade. Já em 381, em Constantinopla o credo de Nicéia foi reorganizado sob a influência de outras tendências, especialmente arianas.
O que significa fazer uma cruz no pescoço com o dedo?
O sinal da cruz pode ser feito por devotos sobre si mesmos como uma forma de oração ou purificação, e pelo clero sobre os devotos ou sobre objetos como uma forma de bênção.
O que significa fazer o sinal da cruz nas costas do marido?
Quando o seu amor estiver dormindo, faça um sinal da cruz nas costas dele(a) com a sua mão e diga em pensamento: "nas suas costas faço uma cruz. Nela acendo uma luz para que você seja fiel como Jesus".
Nó Celta > O Nó Celta não possui um início ou um fim definido, ele é representado assim pois simboliza o infinito ciclo da vida. O Nó Celta representa, também, a interconectividade entre as pessoas, entre as ações, atitudes e o resultado delas.
A bandeira de Trindade consiste em duas faixas horizontais verdes e duas faixas horizontais amarelas. Sobreposta, há um losango, semelhante a bandeira do Brasil, de cor azul.
Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.
A pomba, a água, o vento, o fogo, o óleo, o selo e o penhor são as principais metáforas bíblicas que revelam a pessoa e o ministério do Espírito Santo.
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, ...
A palavra Trindade (do latim trinitos = triunidade ou três em unidade) foi nominalmente conhecida por meio de Tertuliano por volta do segundo século d.C. Segundo ele, essa palavra seria capaz de explicar a ideia de um Deus em três pessoas a qual é encontrada em vários textos bíblicos, inclusive em documentos e tratados ...
No final de sua segunda epístola aos coríntios, o Apóstolo Paulo faz esta referência, quase improvisadamente, à Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão ['ou companheirismo' ] do Espírito Santo, sejam com vós todos” (2 Coríntios 13:13).
História. A estrela de cinco vértices é um símbolo do mundo antigo, usado em tradições místicas em todas as grandes religiões do Oriente-Médio (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo) para representar a ideia herege que o sagrado é inerente à humanidade.