Quarta-feira é Dia de Iansã, senhora dos ventos e tempestades. Suas cores são vermelho e marrom e sua saudação é "Epahey Oyá!". Por isso, venha conhecer os rituais da Orixá dos ventos para mudar de vida.
Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.
Complementando, a Pirita confere proteção e prosperidade. Juntas, estas pedras se unem para criar um amuleto que não apenas celebra a energia de Iansã, mas também oferece uma sinergia de poder, paixão e proteção em sua jornada.
Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades.
Iniciada no culto aos orixás há 41 anos, Mãe Lindete de Oyá é sacerdorte e uma das filhas de Iansã (Oyá). De acordo com Mãe Lindete de Oyá, as filhas de Iansã são: Poderosas, com temperamento audacioso, autoritárias, bem-humoradas, impossível de passar despercebidas.
CRAVO DA ÍNDIA (Caryphyllus Aromaticus-Lineu) - também planta de Iansã. Muito usado em amaci, defumação e banhos. Quando mastigado afasta espíritos e fluidos daninhos.
Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada e que não se apossem da minha luz. Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas não destruam minha paz de espírito.
Isto é o que as ervas na força de Iansã podem ajudar em sua vida. Banho com 7 ervas ligadas à energia espiritual de Tranformação, Movimento e Descarrego com um super mix de ervas selecionadas como: Capim Santo, Calêndula, Pitanga, Losna, Imburama, Picão Preto, e Cipó Prata.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios.
Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.
Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.
👉 Coloque uma vela amarela firmada dentro do círculo, em cima do raio (algumas casas oferecem velas vermelhas à Iansã, está tudo bem). Iansã é a orixá que direciona as coisas para sua vida ou até mesmo retira. Por isso, após acender a vela, peça para que ela retire tudo o que for de negativo.
As cores de Obaluaiyê e Yansã, Orixás de 2024. A passagem de ano, é o momento de reflexão que vem com a forte expectativa de mudança. Neste ano de 2024, que vem sob a vibração de Obaluaiyê e Yansã, as cores recomendadas são o vermelho junto com o branco.
Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.
É representada vestida de saia vermelha ou vermelha e branco com muitos acessórios e adereços vermelhos além de espada de cobre, sua comida é o carajé, amalá, arroz, milho branco e feijão fradinho.
Iansã: orixá associada aos ventos e às águas, rege as quartas-feiras, mas ela pode ser celebrada aos sábados em algumas casas. No ano, é homenageada em 4 de dezembro. Obá: a orixá feminina Obá, conhecida por representar as águas fortes dos rios, rege a quarta-feira e é celebrada em 30 de maio.
“Iansã, minha querida Oyá, vá até a floresta e colha um punhado das ervas que te descrevo, assim que terminar a tarefa, traga tudo para mim”. Assim Iansã fez. Exú preparou uma poderosa poção e mandou que Iansã tomasse. Imediatamente o encantamento fez efeito e Iansã se transformou em uma linda borboleta.