Uma das projeções famosas plana e equidistante e projetada a partir de um polo, é o símbolo utilizado na bandeira da Organização das Nações Unidas. Essa projeção permite a visualização de todos os continentes, porém, mantém uma visão nortista, pois é projetada tendo o hemisfério Norte como centro.
1) Projeção plana ou azimutal: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano normalmente representa ou o polo norte ou o polo sul. Nessa projeção, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos.
A seguir, são apresentadas as principais projeções cartográficas utilizadas na representação do espaço geográfico. As projeções de Mercator, Miller, Berhmann e Robinson são aplicadas à representação do mundo.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas.
Nessa projeção os paralelos representam círculos concêntricos, com meridianos retos originados do polo. São normalmente utilizadas para representar áreas polares e pequenas áreas para diminuir as deformações.
A projeção de Mercator foi desenvolvida pelo cartógrafo Gerhard Mercator (1512–1594), nascido na antiga região europeia de Flandres, onde hoje se localiza a Bélgica.
Quais os sistemas de projeção mais utilizada no Brasil?
O sistema de projeção UTM é o mais utilizado no Brasil. Sua amplitude é de 6º de longitude, formando um conjunto de 60 fusos UTM no recobrimento terrestre total. Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste.
A Projeção Azimutal tem como ponto de referência o Polo Sul ou Norte, normalmente o Norte. Essa é a projeção mais usada na atualidade, ela não causa deformações nas formas, porém não preserva nenhuma propriedade de conformidade.
A projeção de Robinson é conhecida por ser a mais utilizada nos livros e atlas atuais. Ouça o texto abaixo! A Projeção Cartográfica de Robinson é uma projeção cilíndrica afilática elaborada pelo cartógrafo e geógrafo norte-americano Arthur Robinson (1915-2004) na década de 1960.
Projeção cônica conforme de Lambert ou projeção cônica de Lambert é uma projeção cônica e conforme desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772, e que permaneceu desconhecida (como uma projeção associada a Lambert) por mais de um século, sendo desenvolvida independentemente por Harding, Herschell e ...
A projeção cartográfica significa projetar a superfície irregular de nosso planeta – que tem a forma de geóide – em um plano. Dessa maneira, obviamente, existem distorções, uma vez que não é possível colocar três dimensões em duas.
A projeção plana é um método de projeção normalmente utilizado para representar o mundo, tendo como ponto de partida uma das regiões polares. Ao ser utilizada para a representação de todo o planeta, a mesma possui escalas grandes. Ou seja, com pouco detalhamento.
A projeção azimutal, também chamada de plana, é o tipo empregado no emblema da ONU. Essa projeção tem como superfície de contato um plano e tem como principal característica a manutenção das distâncias.
A projeção azimutal de Lambert é uma forma de mapear uma esfera para um disco. Ela representa a área de forma precisa em todas as regiões da esfera, mas não ângulos. Recebe o nome do matemático Johann Heinrich Lambert que a propôs em 1772.
A) O fato de ser pouco utilizada está ligado ao fato dela trazer uma visão que valoriza o mundo subdesenvolvido, fato que a faz receber muitas críticas por restringir o continente europeu.
Elaborada pela primeira vez por Guilherme Postel em 1581, essa projeção adota como centro de um ponto qualquer do planeta para que seja possível medir a distância entre esse ponto e qualquer outro lugar. Por isso esse tipo de projeção é utilizada especialmente para definir rotas aéreas ou marítimas.
O que são representações cartográficas e quais são?
A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.
“Os mapas servem para localizar no espaço, para orientar, para representar geograficamente determinado espaço.” “Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino.
Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.
As projeções cônicas são as projeções cartográficas mais adequadas para a representação de países em médias latitudes e/ou para a representação de um determinado hemisfério. São pensadas como se fosse colocado um cone sobre um dos hemisférios terrestres.