Na Umbanda, a Linha das Sereias é constituída por seres femininos que vivem no 5° Plano da Vida e são regidas pela Orixá Iemanjá. As Sereias se manifestam nos Terreiros para limpar energias negativas e não têm ligação com os mitos gregos sobre sereias perigosas.
No espectro da espiritualidade, ela é uma Encantada da Vida, que faz a ligação entre o mundo aquático e a terra firme. É cultuada no candomblé e na umbanda por sua capacidade de limpeza energética, e purificação do corpo e do espírito. Metade humano, metade peixe, a sereia tem alma própria, sim!
Ela é venerada através de oferendas, e seu culto é especialmente importante aos pescadores e marinheiros. Algumas vezes ela é associada à Iemanjá, orixá das águas e tradicional divindade africana, especialmente pelos diásporos africanos.
Iemanjá é a mãe ou rainha das águas e é a entidade que deve ser cultuada especialmente por aqueles que vivem do mar, pescadores e marinheiros. Por sua origem africana, Iemanjá, que ainda pode ser conhecida como Janaína ou dona Janaína, não tem originalmente a forma de uma sereia e nem é branca.
Existem sereias de todas as cores, embora o "padrão" estabelecido para sereias de água doce seja igual as raças e etnias humanas, com traços faciais, cor da pele e textura do cabelo, enquanto as sereias de água salgada tendem a possuir pele colorida, olhos puxados e cabelo liso.
As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade. Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram, na verdade, retratados como sendo sirenas, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada.
A sedução provocada pelas sereias era através do canto. Os marinheiros que eram atraídos pelo seu canto e se aproximavam o bastante para ouvir seu belíssimo som, descuidavam-se e naufragavam. Em geral são consideradas filhas do deus rio Aqueloo e da musa Melpômene ou de Terpsícore.
🧜🏻♀️ Além da cauda da sereia, representar essa ausência de definição de alguém pelo genital também existem outros elementos que trazem identificação dessa comunidade com essa simbologia.
Na mitologia grega, as sereias eram criaturas híbridas: metade pássaro e metade mulher, e seu canto atraía os marinheiros para a destruição, de acordo com a Enciclopédia Britannica.
Na mitologia grega, as sereias eram as 3 filhas do Deus Aquelôo e da Musa Calíope, e ao competirem com as Musas para ver quem tinha a voz mais harmoniosa e bonita, foram castigadas sendo transformadas em monstros com corpo de pássaro e cabeça humana.
Muitas vezes, Iemanjá é referenciada como divindade a qual os apaixonados pedem por suas demandas afetivas e amorosas”, diz ele. Desta forma, embora a Nossa Senhora dos Navegantes e a Iemanjá tenham cada uma a sua tradição, ambas estão ligadas pelo mar.
Na espiritualidade, a sereia pode ser vista como um símbolo da conexão com o divino feminino, a natureza e a intuição. Ela representa a força interior, a sensualidade e a capacidade de se adaptar às mudanças.
O segredo está no esfumado diagonal aplicado no canto externo do olho, acompanhado por uma máscara de cílios que proporciona um efeito postiço, e o lápis de olho aplicado na linha d'água. Além disso, há uma série de outras dicas preciosas para conquistar esse olhar alongado e sedutor.
Esses seres tinham seus corpos divididos em duas naturezas, metade peixe e a outro metade mulher. Segundo a lenda, uma das principais características desses seres, denominados sereias, era sua beleza extravagante e encantadora. Seus olhares eram profundos, seus corpos belos, uma fisionomia que era atraente.
Segundo o livro, "as sereias são donzelas marinhas que enganam os navegantes com seu belíssimo aspecto e a doçura do seu canto; da cabeça até o umbigo, elas têm corpo de donzela e são muito parecidas com o ser humano, mas têm caudas escamosas de peixes".
Porém acredita-se que elas não sejam imortais (até porque “imortalidade” sempre foi algo polêmico), pois embora se saiba que elas vivam mais de 300 anos, há poucas notícias de sereias com mais de 400. Pelo menos segundo os humanos, Ĵiaĥanda foi a sereia que viveu mais tempo, e ela tinha 452 anos quando morreu.