Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
Conforme institui a Carta Magna brasileira, é de competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural; os monumentos, paisagens naturais e sítios arqueológicos.
Omulu o Orixá das doenças e cura. Orixá da cura, dos mortos, dos cemitérios, cura e estabilidade. Cor: Branco e preto ou amarelo e preto. Elemento: Terra.
Imagem em gesso cerâmico de Pomba Gira Rainha do Cemitério. Imagem em gesso cerâmico da Pomba Gira Rainha do Cemitério, entidade da Umbanda pertencente a falange das Pombagiras, responsável por levar mensagem dos orixás e trabalhos relacionados ao amor.
Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.
Um guardião de túmulo é uma figura presente em diversas culturas e tradições ao redor do mundo. Também conhecido como guardião do cemitério ou guardião do sepulcro, esse ser mítico tem a responsabilidade de proteger e cuidar dos túmulos e dos espíritos que ali descansam.
O leão é um símbolo muito antigo de poder, força e nobreza. Além de caracterizar-se como guardião do túmulo, nos cemitérios, o símbolo representa a coragem e a bravura do falecido.
Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).
Omolú, também conhecido como Obaluaiê, Sapata ou Xapanã, é filho de Nanã, a mais antiga das yabás (orixás femininas), com Olodumarê (o criador primeiro). Ele é o orixá da cura e das doenças, é o responsável por retirar as mazelas e enfermidades dos corpos das pessoas.
Exu é o senhor da encruzilhada”, diz mãe Dai de Oxóssi. Já Omulu é tido como um dos orixás mais temidos por estar associado à cura, mas também à doença. “Vão haver enfermidades, não só pela Covid-19, que passamos e, provavelmente, passaremos ainda”, diz ela.
O novo santuário fica em Viamão, outra cidade na região metropolitana de Porto Alegre. A obra do cemitério levou quatro meses para ficar pronta, mas ainda faltam imagens encomendadas por Mãe Michelly.
Use lenço, chapéu ou boné - Com o acessório, você protege a parte de cima da cabeça. Para a espiritualidade, é um ponto importante a ser protegido pois controla as nossas emoções. Permissão - Ao entrar no cemitério, bata os três dedos da mão esquerda no chão dizendo: “Com licença, São Lázaro, estou entrando aqui.
Quando é incorporada, a Pomba Gira assume personalidades e nomes como a espanhola Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Sete Saias, Rosa Caveira, Rosa Negra, Maria Mulambo, Dama da Noite e Maria Quitéria.
João Caveira é uma sub-falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. Trata-se de uma das falanges de entidades responsáveis pelo encaminhamento das almas (espíritos desencarnados) que vagam nos cemitérios para áreas de captação e triagem.
Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange/ou agrupamento de pomba-gira/ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila; lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiros umbanda e da quimbanda.