Hebraico bíblico é conhecido por volta do século 10 AC, e persistiu durante todo o período do Segundo Templo (que termina em 70 dC). O Hebraico bíblico tornou-se eventualmente hebraico Mishnaico que foi usado até o segundo século EC.
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.
Se o povo que vivia na Palestina falava aramaico, Jesus, obviamente, conversava, pregava e ensinava em aramaico e algumas das escrituras bíblicas confirmam isso.
Resumindo, Jesus era trilingue. Falava um pouco de grego para dirigir-se aos estrangeiros e aos romanos, lia as Escrituras em hebraico e falava o aramaico, sua língua materna.
Mas em algumas passagens do Antigo Testamento o título "Adonay" (Senhor) aparece seguido de YHVH, o qual é então pontuado com as vogais de ELOHIM (Deus), no que resulta JEHOVIH ou YEHVIH.
A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento tem a maior parte escrita em hebraico. Os maiores trechos escritos em aramaico, são os de Esdras 4.8-6.18 , Esdras 7.12-26 e Daniel 2.4-7.28 .
1. Sumério, o idioma mais antigo conhecido. Originário do sul da Mesopotâmia, o idioma sumério foi descrito pela primeira vez em 3.100 a.C. e é considerado pela Encyclopaedia Britannica como o idioma mais antigo existente.
Diferente do latim que caiu em desuso por volta de 1300, o aramaico ainda hoje é uma língua ativa em algumas regiões do interior da Síria, da Turquia e do Iraque.
Washboqlan khaubayn ( wakhtahayn) aykana daph khnan shbwoqan l'khay yabayn. I'ahlam almin. É desta oração, o Pai Nosso em Aramaico, que derivou a versão atual do “Pai-Nosso”, a prece ecumênica de “Issa” (Jesus Cristo).
Vemos que Jesus nunca falou em línguas. Será que Ele não tinha o Espírito Santo? Claro que tinha! Ele não usou esse dom porque não havia uma necessidade evangelística para tal.
O hebraico (עברית, ivrit/ibrit) ou hebreu é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas. A Bíblia original, a Torá, que os judeus ortodoxos consideram ter sido escrita na época de Moisés, há cerca de 3,300 anos, foi redigida no hebraico dito "clássico".
Antigamente, era o aramaico. O aramaico era falado pelos babilônios, pelos sírios, pelos assírios, por todos os povos naquela região, com diferentes dialetos. Inclusive os judeus, depois do exílio babilônico, acabaram deixando de falar o hebraico, e adotando o aramaico, que era a língua universalmente falada na região.
Segundo uma história da Bíblia relatada no Livro de Génesis, houve uma altura em que todos os povos falavam a mesma língua. Depois, quando os povos se uniram para construir uma torre na Babilónia que glorificava os seus próprios feitos, e não os da sua divindade, Deus castigou-os.
Porque falamos línguas diferentes segundo a Bíblia?
Pelo texto bíblico, no princípio dos tempos, só se falava uma língua. Quando os homens resolveram construir uma torre que pudesse alcançar o céu, para ficarem mais próximos de Deus, foram castigados por seu criador e destinados a falar diferentes idiomas.
O aramaico foi a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.
Seus livros foram escritos em épocas diferentes, por pessoas diferentes, em contextos também diversos. Desse modo, é importante afirmar que a sua formação aconteceu aos poucos, durante um longo período de aproximadamente novecentos anos (isso apenas considerando a tradição escrita).
A respeito do idioma original utilizado na elaboração dos Evangelhos, em outra obra (Primícias do Reino, Amélia Rodrigues e Divaldo Franco), é citado que eles foram “escritos inicialmente na língua falada por Jesus o aramaico, excetuando-se provavelmente Lucas; logo foram traduzidos para o grego, corporificando o ...
Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.