Segundo Morin e Kern, a Terra é a Pátria de todos e, por essa razão, a educação escolar deve ensinar o aluno a aprender e a viver as finalidades terrestres com o objetivo de se constituir integrante de uma concidadania planetária, pois todos são filhos do mesmo cosmos.
A educação é a base para o progresso individual e coletivo. Ela promove a inclusão social, o exercício da cidadania, o desenvolvimento econômico e a consciência sobre as dinâmicas sociais ao nosso redor.
Sendo Edgar Morin o teórico sistematizador da teoria da complexidade, o que primeiro teorizou sobre a complexidade de maneira ampla – e que de forma mais completa o fez em minha opinião –, dedico este artigo a apresentar suas ideias, na sua amplitude, mas enfatizando o foco dado pelo autor ao processo educativo.
Quais são os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin?
Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin — As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compre- ensão; e A ética do gênero humano — constituem eixos e, ao mesmo tempo, ...
O que é necessário para Ensinar segundo Edgar Morin?
O objetivo do ensino deve ser ensinar a viver. Viver não é só se adaptar ao mundo moderno. Viver quer dizer como, efetivamente, não somente tratar as grandes questões de que falamos, mas como viver na nossa civilização, como viver na sociedade de consumo.
O Método, de Edgar Morin, é a principal confirmação das hipóteses examinadas pelo autor: a possibilidade e a necessidade de um conhecimento polissêmico, em feixe, inter, multi e transdisciplinar. Mais do que um conteúdo, este método é uma forma. Muito mais do que um molde, é uma fonte.
Morin ressaltou a capacidade humana de enxergar o mundo com um viés poético. A prosa da vida assegura a sobrevivência e a poesia estimula a viver. "Muitas pessoas garantem a subsistência com determinado tipo de trabalho, sem deixar de investir em outras áreas que lhes dão mais prazer".
Para Morin, o paradigma da complexidade rompe com a perspectiva de fragmentação do conhecimento, do mundo e da humanidade, conquanto, aquilo que se "vive", que "vê" e o que se ressignifica são elementos multidimensionais e interdependentes numa relação de totalidade.
O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho.
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.
Edgar Morin: É preciso estabelecer um jogo dialético entre razão e emoção. Descobriu-se que a razão pura não existe. Um matemático precisa ter paixão pela matemática. Não podemos abandonar a razão, o sentimento deve ser submetido a um controle racional.
O eixo do conhecimento pertinente está em “inserir os conhecimentos parciais e locais no complexo e no global sem esquecer as ações do global sobre o parcial e o local” (Morin, 2013, p. 198). Nessa perspectiva, a missão de ensinar não se completa quando dissociada do sentido da vida.
Os Sete saberes para a Educação do Futuro de Edgar Morín, aliada às Competências de Ensinar de Philippe Perrenoud são como uma espécie de tratado de orientação para a Formação de qualquer professor, principalmente se forem professores de Línguas Estrangeiras, os quais buscam cada vez mais um ensino de qualidade, com ...
"A educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso que preenche a vida. Esse é o seu verdadeiro papel." O filósofo francês Edgar Morin fala sobre um dos temas que o tornou uma influência mundial, a educação.
Quais são os três pilares do filósofo Edgar Morin?
Essencialmente, a teoria de Morin baseia-se no que ele considera os três pilares da ciência moderna: a ordem, a separabilidade e as lógicas indutiva e dedutiva.
Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin — As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e A ética do gênero humano — constituem eixos e, ao mesmo tempo, ...
O Método: é a principal obra de Edgar Morin. Dividida em 6 volumes, a obra foi escrita entre os anos de 1970 e 2000 e conceitua toda a sua visão sobre construção do conhecimento transdisciplinar.
A teoria do pensamento complexo não é algo concreto ou palpável, não traz uma fórmula e muito menos propõe uma técnica. Fonte (2004) coloca que o pensamento complexo trata-se de um processo mental, um modo de pensar que nos leva a uma tomada de consciência e, consequentemente, a modos de ver e sentir diferentes.
Como Edgar Morin nos apresenta a questão complexa do conhecimento?
Como analisado por Petraglia (2000, 2020), Edgar Morin diferencia a complexidade por três princípios que se inter-relacionam: dialógico, recorrente e o hologramático. O primeiro refere-se ao acolhimento da contradição, defende a unidade de noções antagônicas e a ideia de que algumas contradições são insuperáveis.
Morin (2000) propõe que a educação promova a “inteligência geral” dos indivíduos, que abarca numa concepção multidimensional e global. A educação convencional ensina a separar, compartimentar e isolar os saberes, como se o conjunto dos mesmos fosse um quebra-cabeça incompreensível.
Quantos são os saberes necessários para a educação do futuro de acordo com Edgar Morin?
Edgar Morin. Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Aliás, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis.