O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.
A hipótese Gaia surgiu a partir de estudos realizados por James Lovelock e Dian Hitchcock, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que buscavam verificar a existência de vida nos planetas Vênus e Marte. Para isso, foi realizada a comparação das atmosferas desses dois planetas com a atmosfera do planeta Terra.
Gaia, explica Rodrigo Petronio, é o "conceito que conduz todas as conferências" e tem uma influência direta do pensador James Lovelock. "A ideia básica de Lovelock na teoria Gaia é que Gaia seria um sistema, mas um sistema que tem uma espécie de auto-organização extremamente sofisticada, nuançada e instável.
O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.
Gaia, Geia ou Gé (em grego: Γαία, transl.: Gaía), na mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa.
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
Gaia gerou sozinha Urano (o Céu), Ponto (o mar) e as Óreas (as montanhas). Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses "bem-aventurados".
O que é o Software Gaia? O GAIA é um software do SOGI desenvolvido para realizar toda a gestão dos aspectos e impactos ambientais da organização, correlacionados à legislação aplicável.
O GAIA é um conjunto de instrumentos e ferramentas gerenciais com foco no desempenho ambiental aplicável aos processos produtivos de uma dada organização, o qual procura integrar, através de etapas seqüenciais padronizadas, abordagens relativas à sensibilização das pessoas e à melhoria dos processos, utilizando para ...
O CEO do Grupo Gaia, João Paulo Pacífico, afirmou que está à frente do projeto de doação de sua empresa a uma ONG de projetos de impacto social. Grupo Gaia será doado a ONG.
Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.
Nascida do Caos, Gaia, foi aquela que trouxe a ordem, a organização. Gerando a paz e a harmonia nos cosmos acabando com a desordem e destruição que tudo de encontrava. Gaia então é uma das primeiras divindades a integrar a morada dos deuses. Essa peça traz em si toda a força e significado da Mãe Terra.
Porque Gaia foi escolhida para nomear o planeta Terra?
Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
Legenda da foto, A hipótese entende a Terra como um "organismo vivo". Ela foi considerada por mais de quatro décadas uma das teorias mais belas (e criticadas) da ecologia.
Gaia era o principal antagonista dos deuses celestiais. Primeiro ela se rebelou contra seu marido Urano (Céu), que aprisionou vários de seus filhos gigantes dentro de seu ventre. Mais tarde, quando seu filho Cronos (Cronos) a desafiou aprisionando esses mesmos filhos, ela ficou do lado de Zeus em sua rebelião.
Gaia é a Deusa Graco-Romana considerada a Mãe Universal, aquela que da e toma a vida. Os gregos acreditavam que Gaia era a própria terra, por isso tudo o que nascia possuía uma parte de sua centelha divina.
Na cultura Wicca e no Paganismo em geral, a Deusa Gaia nos ensina a viver em abundância, felizes, fartos e nutridos no amor, o contrário do que prega a maioria das outras religiões onde o foco é a culpa, escassez e sofrimento.
Gaia é frequentemente retratada como a personificação da Terra, a própria mãe de todos os seres vivos. A mitologia grega descreve Gaia como uma entidade poderosa e criativa. Ela desempenhou um papel fundamental na criação do mundo e deu origem a muitos dos deuses e criaturas mitológicas.
Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.
De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
O maior poder de Gaia é o controle sobre os elementos. Ela pode causar terremotos, erupções, maremotos, tufões, o crescimento acelerado de florestas, e controle sobre todos os animais. Gaia pode usar seus sentidos para rastrear qualquer ser vivo ou objeto no planeta onde sua essência está armazenada.
Gaia foi considerada a mãe de Urano (o céu estrelado) e também se casou com ele. Juntos, Gaia e Urano deram à luz os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros, todas figuras importantes na mitologia grega. No entanto, sua relação com Urano rapidamente se deteriorou devido à tirania dele sobre seus filhos.