De acordo com as Escrituras Sagradas, Abigail era uma mulher sábia, que sabia lidar com os erros que Davi estava cometendo. E mesmo que aos olhos humanos pareça injusto a sua morte prematura, é motivo de alegria a morte dos servos de Deus.
Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.
A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio. Em entrevista ao site oficial, Anna Lima relembrou a sequência, falou sobre o amadurecimento da rainha na trama e se despediu de mais um trabalho na Record TV. "A morte da Bateseba foi muito forte.
Na temporada anterior, A Conquista, Abigail não resistiu aos ferimentos e morreu nos braços de Davi após tentar salvar Quileabe, ainda criança, de um afogamento.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Quando Saul começou a desconfiar que Davi era o novo ungido de Deus, acendendo a inveja dentro dele. O rei, então, descobre que sua filha, Mical, amava Davi.
2Samuel 3:2-39 NTLH. Os filhos de Davi que nasceram na cidade de Hebrom são estes: o primeiro foi Amnom, filho de Ainoã, da cidade de Jezreel. O segundo foi Quileabe, filho de Abigail, viúva de Nabal, da cidade de Carmelo. O terceiro foi Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur.
Gareth Jacob Hobbs mata simbolicamente Abigail em cada uma de suas vítimas. Quando acuado pelos federais, Hobbs corta a garganta de Abigail antes de ser morto por Will Graham. Mas, apesar da gravidade dos ferimentos, Abigail sobrevive, apenas para se tornar um peão no violento jogo psicológico idealizado pelo Dr.
Esse relacionamento íntimo foi selado diante de Deus. Não era apenas um vínculo espiritual, tornou-se uma aliança para “Jônatas fez uma aliança com Davi, porque o amava como a sua própria alma” (1 Samuel 18: 3).
Abigail é a mulher do rico Nabal, mencionado na Bíblia. Abigail casou-se com o rei David depois da morte do primeiro marido. David desejara a morte de Nabal, mas Abigail dissuadiu-o de consumar o crime (I Samuel 25:35).
Ela casou-se com Davi após Saul a haver prometido caso lhe trouxesse, em troca do dote, cem prepúcios de filisteus, porém Davi lhe trouxe duzentos prepúcios. Mical salva Davi de ser preso por Saul, o ajudando escapar pela madrugada.
Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.
Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
Na cena, o garoto quase se afoga no rio e por isso a mãe corre para salvá-lo. Davi consegue trazer esposa e herdeiro para a terra firme, mas é tarde demais para ela, que não aguenta os ferimentos e morre.
Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar.
O pequeno Quileabe (Pedro Burgarelli), filho do rei com Abigail (Maiara Walsh) vai morrer na trama do folhetim bíblico da Record. No capítulo de segunda-feira (19), o trágico final do garoto já começou a ser desenhado e o menino se despede de vez da atração nas próximas cenas que vão ao ar.
No entanto, Davi teve com Bate-Seba mais quatro filhos, incluindo Salomão, que sucedeu ao trono de Israel (I Crônicas 3:5) e cumpriu a promessa de construir um templo para Deus.
Jônatas amou Davi como à sua própria alma. A palavra usada aqui é אַהֲבָה, de אָהֵב. Esta palavra é normalmente associada em traduções com a palavra amor e, pode estar ligada tanto ao amor como afeição, quanto como atração, ou como um cuidado amoroso entre amigos, ou ainda como um amante mesmo.
Natã disse a Davi: “Tu és o homem.” Ele o acusou de pecados contra Deus, contra Urias, e contra Bate-Seba. Davi confessou o pecado, e Deus lhe poupou a vida.
Após o nascimento de Roboão, Abisague descobre que Naamá e Salomão se casaram e tiveram um filho. O rei de Israel conta que a partir deste momento não foi mais possível esconder o seu relacionamento com a sulamita: "Foi ali, quando a verdade apareceu, que aquilo que eu procurei evitar se tornou inevitável".