O diagnóstico da dor no cóccix é baseado principalmente na análise do histórico clínico e na avaliação dos sintomas relatados pelo paciente. Exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem ser solicitados como complemento e direcionamento para o tratamento adequado.
Quais os principais sintomas de coccix inflamado? O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada.
É recomendado o diagnóstico de um ortopedista, que fará exames para esclarecer melhor o diagnóstico. O tratamento para dor no cóccix pode ser de diversos tipos, o especialista pode recomendar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), fisioterapia, e em casos graves a indicação de uma cirurgia.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
A hérnia de disco é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Ela ocorre com mais frequência na região lombar, incluindo a região do cóccix. Sua localização mais comum é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5).
Uma injeção de anestésico local no cóccix pode aliviar a dor por algumas semanas. Certos antidepressivos ou medicamentos antiepilépticos podem aliviar a dor do cóccix também. Injeções. O tratamento para pacientes com coccidínia persistente pode incluir injeções locais de cortisona.
O que fazer para desinflamar cóccix? A inflamação no cóccix pode ser aliviada com medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além do uso de almofada vazada para retirada da sobrecarga na região do cóccix e em alguns casos, fisioterapia analgésica.
Este é um exame de imagem das vértebras sacrais e coccígeas, localizadas na porção inferior da coluna. O método também é conhecido como radiografia de coluna coccígea.
Qual a melhor posição para dormir com dor no cóccix?
Para aliviar dor no cóccix é preciso considerar a sua causa. Veja as possibilidades: Quedas ou pancadas: descanso que consiste em deitar-se de barriga para cima, evitar ficar sentado; compressas geladas. Esforço repetitivo: recorrer a medicamentos anti-inflamatórios e evitar este esforço.
Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas. O especialista também irá receitar remédios antiinflamatórios e analgésicos para ajudar com a dor e com o desconforto na região.
Instabilidade do cóccix: quando há sobrecarga de pressão no cóccix por longos períodos, as vértebras coccígeas perdem sua unidade e conformação habitual, gerando quadros de inflamação crônica. O principal exemplo deste caso, são os pacientes que permanecem assentados por longos períodos em posições inadequadas.
As compressas de gelo podem dar uma ajuda importante no período de recuperação devido ao seu efeito anti-inflamatório e de alívio da dor. Podem ser aplicadas 3 a 5 vezes por dia, durante 20 minutos. As compressas ou bolsa de água quente também podem ser utilizadas como medida para ajudar a aliviar a dor.
Em um quadro normal, as vértebras que formam o cóccix ficam unidas como uma só peça. A sobrecarga causada por excesso de peso, postura incorreta ao sentar e pela realização de movimentos repetitivos no dia a dia podem resultar em uma lesão no local.
A fractura do cóccix provoca uma dor forte na posição sentado, deitado e de pé. Outras patologias, como degeneração dos discos vertebrais lombar, hemorróidas, menstruação ou manutenção de posturas incorrectas, também podem originar dor.
Problemas na região anal: Fissuras e hemorróidas podem desencadear a coccidínia. Tumor na região do cóccix: É muito raro mas pode ser uma causa de dor.
Corrija a postura: treinos de correção de postura podem ser a chave para quem sofre com o cóccix inflamado. Treinar para ter uma postura ereta quando assentado vai diminuir a pressão que colocamos no cóccix e, por consequência, diminuir a dor no local.
Desça o joelho direito em direção ao peito, juntando as mãos atrás da coxa ou na parte superior da tíbia. Alongue a coluna até o cóccix e evite levantar os quadris. Respire profundamente, liberando qualquer tensão. Mantenha essa postura por 30 segundos a 1 minuto.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.