Oogachaka Baby é considerado o primeiro meme da internet. Trata-se de um vídeo de animação em 3D que mostra um bebê de fralda dançando ao som da música Hooked On a Feeling.
Em 2013, alguns arqueólogos foram responsáveis por uma descoberta bem interessante... Eles encontraram aquele que viria a ser o meme mais antigo o mundo (até então oficialmente noticiado e documentado dentro do campo da História). A descoberta em questão se trata de um mosaico com aproximadamente 2,4 mil anos de idade.
De acordo com pesquisadores da internet, o primeiro meme a ser utilizado provavelmente foi criado em 1998 por 'Joshua Schachter' que trabalhava no serviço de weblog chamado Memepool, onde vários usuários postavam links que podiam ser compartilhados com outras pessoas.
“Eu sou Cariúcha, mas conhecida como a 'garota da laje'. Isso mesmo, eu sou o primeiro meme de internet. Sou nascida e criada no Rio de Janeiro, mas atualmente moro em São Paulo", começou a funkeira durante seu vídeo de apresentação.
Oogachaka Baby é considerado o primeiro meme da internet. Trata-se de um vídeo de animação em 3D que mostra um bebê de fralda dançando ao som da música Hooked On a Feeling.
O conceito de “meme” teria sido criado pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, em 1976, quando escreveu no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) que tal como o gene, o meme é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo.
O meme é o equivalente cultural do gene, a unidade básica de transmissão cultural, que se dá por meio da imitação. A palavra “Mimeme” vem do grego mimesis, que significa imitação, mas o biólogo queria um termo que parecesse com a palavra “gene”. Foi aí que abreviou mimeme para meme.
O conceito de meme surgiu na década de 70, um pouco antes dos computadores. O termo vem do grego e significa “imitação”. De forma geral, é tudo aquilo que se multiplica de cérebro em cérebro, ficando gravado no imaginário coletivo.
No contexto da internet, meme é uma mensagem quase sempre de tom jocoso ou irônico que pode ou não ser acompanhada por uma imagem ou vídeo e que é intensamente compartilhada por usuários nas mídias sociais.
Um meme é uma imagem transmitida para viralizar na internet, complementada com texto, compartilhando comentários pontuais sobre símbolos culturais, ideias sociais ou eventos atuais. É normalmente uma foto ou vídeo, embora possa ser um bloco de texto.
Dois tipos de Memes mais comuns podem ser Frases, comumente acompanhada de figuras, são informações com tom jocoso e trocadilhos; ou Desenhos, geralmente em P&B, são imagens com traços caricatos ou fotos adaptadas a desenhos.
É um trocadilho entre as palavras "mimesis" – que significa "imitação", em grego – e "gene", cunhada no livro "O Gene Egoísta", de 1976. Trata-se de uma adição recente ao nosso léxico: “meme” é um trocadilho entre as palavras.
Qualquer coisa pode virar um meme. Uma frase, uma imagem e até uma expressão. A atriz Renata Sorrah, por exemplo, ficou conhecida mundialmente com o meme de sua personagem Nazaré Tedesco. Chico Buarque também foi imortalizado na internet com duas expressões faciais marcantes.
O termo meme provém do grego μιμἐομαι ("mimema", que tem a mesma raiz de mimese, e significa portanto "imitação"), através de sua forma em inglês mimeme, por aférese.
Se você acha que o termo meme foi criado nos anos dois mil, por causa das piadas de internet, saiba que ele surgiu muito antes. Foi em 1966, antes de ter internet, por Richard Dawkins no livro O Gene Egoísta. Nesse livro, meme seria a menor unidade de cultura.
Qual é o segredo para criar um bom meme? Um bom meme é aquele que se destaca dos demais, mas sem deixar de refletir as tendências, piadas e ideias que estão em alta. Geralmente, é curto, simples e traz uma imagem chamativa, com o mínimo de texto. Use um humor com o qual o seu público se identifique.
Atualmente, Nissim é analista de plano financeiro e se casou com a suíça Noemi. E foi ela, a esposa, que decidiu reviver o meme. Nos vídeos que rodaram a web, ela canta uma nova versão da música.
O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo cultural dos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos.
Qual a influência dos memes na comunicação digital?
O uso de humor nessa linguagem, fortalece a promoção e a propagação das mensagens. Nesse sentido, os memes se tornaram uma poderosa ferramenta de comunicação política, a partir da internet. A referida comunicação se projeta em grande escala, e com direcionamento personalizado, para diversos públicos.