João Paulo II foi o primeiro papa a visitar o Brasil. Durante o período em que esteve à frente da Igreja Católica, fez três visitas oficiais. A primeira foi em 1980. Já em sua segunda passagem pelo país, o Papa chegou no dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro de 1991.
Brasil já foi visitado por três pontífices da Igreja Católica. Se confirmada a vinda do Papa Francisco ao Círio de Nazaré, em Belém, esta será sua segunda visita ao Brasil.
Quando desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 22 de julho, o papa Francisco será o terceiro Pontífice em toda a milenar história da Igreja Católica a pisar em solo brasileiro. Antes dele, João Paulo 2º e Bento 16 estiveram no País, em momentos diferentes da Igreja e com propósitos distintos.
João Paulo I, nascido Albino Luciani (Forno di Canale, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica.
João Paulo II foi o primeiro papa a visitar o Brasil. Durante o período em que esteve à frente da Igreja Católica, fez três visitas oficiais. A primeira foi em 1980. Já em sua segunda passagem pelo país, o Papa chegou no dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro de 1991.
Falecido neste sábado (31) aos 95 anos de idade, o Papa emérito Bento XVI já esteve no Brasil, em 2007. O pontífice, que havia sido escolhido no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, no mesmo ano, ficou no país entre os dias 9 e 13 de maio, passando por São Paulo, Guaratinguetá e Aparecida.
Pontífice esteve no Santuário Nacional de Aparecida no dia 24 de julho de 2013, onde permaneceu por poucas horas. Há 10 anos, numa quarta-feira, no mesmo dia 24 de julho, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, acostumada a receber milhares de fiéis todos os anos, recebia uma visita ilustre: Papa Francisco.
Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007 , e Papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada neste ano no Rio de Janeiro.
Quantas pessoas foram ver o Papa no Rio de Janeiro?
A missa campal que João Paulo II celebrou, em sua despedida do Brasil, reuniu cerca de 2 milhões de católicos e fiéis de outras religiões no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Quantos papas teve a Igreja Católica? O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.
Papa Clemente VII (1523-1534) teve um filho bastardo antes que tomou ordens sacras. Algumas fontes identificam-no com Alessandro de Médici, Duque de Florença, mas esta identificação não tenha sido determinada.
Qual foi a primeira vez que o Papa veio ao Brasil?
Os transmissores foram lacrados com a imagem do primeiro papa a visitar o nosso país. O maior país católico do mundo demorou para receber o sucessor de Pedro em sua terra. João Paulo II desembarcava no Brasil em 30 de junho de 1980. Era o primeiro de três encontros com o povo brasileiro.
Dessa forma, renunciou com antecedência suficiente para que seu sucessor, o Papa Francisco, pudesse cumprir a visita ao Brasil. O papa emérito Bento XVI, que surpreendeu o mundo com sua renúncia, morreu no mosteiro dos jardins do Vaticano onde viveu aposentado.
Fiéis na Basílica já podem perceber sinais de degradação Contrariando a tradição, João Paulo II não foi embalsamado. Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls, o corpo do papa foi apenas "preparado" para o velório, que começou anteontem.
A informação foi divulgada pelo Vaticano alguns meses depois. O ex-pontífice, antes de ser enterrado, teve seu corpo tratado com formol de preservação e isso pode ter causado a não decomposição de seu rosto. O papa João XXIII foi beatificado em setembro de 2000.