O Rio Grande do Sul é o estado que tem mais casas de terreiros no país, chegando próximo a 65 mil. Também é apontado como um dos mais racistas do país, o aparece quando falamos dos povos tradicionais de matriz africana.
Mima Renard foi uma mulher franco-brasileira que morreu queimada em uma fogueira no ano de 1692, na vila de São Paulo. Acabou se tornando um dos mais conhecidos nomes durante o período de caça às bruxas no Brasil.
No Brasil, o estado da Bahia é o quarto com maior número de pessoas sem religião; o primeiro é o Rio de Janeiro. A cidade com o maior número de ateus é Chuí, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o censo de 2010 do IBGE.
Bruxaria Brasileira. Fatos que vão te surpreender - História por outros olhos
Qual o estado brasileiro com mais bruxaria?
Segundo estimativas da União Wicca do Brasil (UWB), o Rio é o estado com maior número de bruxos do país: são cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar...), a maioria da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da capital.
Santa Catarina, especificamente Florianópolis, tem uma proximidade com histórias de bruxas, um dos motivos pelo qual também leva o nome de Ilha da Magia. A cidade é assim chamada por suas belezas naturais, cheia de cachoeiras, praias, montanhas, trilhas e muitos outros pontos ideais para o turismo.
Com população de apenas 82 habitantes, este povoado localizado na província de Saragoça, na Espanha, ganhou fama de amaldiçoado e ficou conhecido como “cidades das bruxas”.
O deus Cornífero para um Bruxo é o Consorte da Deusa Mãe, a Criadora e Incriada. Esta é a visão dos Neopagãos na religião Wicca. O deus Cornífero é o deus fálico da fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba com casco e chifres.
Maria Fernanda Cândido ganhou seu primeiro pôster de divulgação de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme da série derivada de Harry Potter. Na produção, que estreia em 14 de abril, ela viverá Vicência Santos, uma bruxa brasileira.
Apesar de ser o segundo Estado mais branco do país, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé - 1,47%, quase cinco vezes o percentual da Bahia.
É possível afirmar que a macumba e a umbanda se formam no início do século XX nos centros urbanos, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. histórico importante para a sociedade brasileira, uma vez que, em 1888, há a abolição da escravidão e no ano seguinte, 1889, é decretada a República.
O Rio de Janeiro conta com cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar). São Paulo teria outros 20 mil. O restante está espalhado por todos os estados da nação.
Outros indícios indicam que a palavra bruxa nasce na Era Antiga na Península Ibéria, que sua origem seria anterior a invasão romana e por consequência anterior ao próprio latim, portanto.
"Cidade das Bruxas" dos Estados Unidos, Salem carrega história macabra. Nos Estados Unidos, mais precisamente em Massachusetts, existe uma cidade com uma história digna de filme de terror. O lugar se chama Salem e, em 1692, foi palco de eventos sinistros.
Segundo as lendas, o lobisomem de Ratones seria um homem amaldiçoado pelas bruxas de Florianópolis, e, ao se transformar em todas as noites de lua cheia, atacava os moradores da região no Norte da ilha. Segundo a lenda, o lobisomem pode ser o primeiro ou o sétimo filho de um casal.
Em algumas regiões da África subsariana, no norte da Índia, no Nepal e na Papua Nova Guiné, foram noticiadas caçadas às bruxas contemporâneas, e legislação oficial contra a bruxaria ainda hoje se encontra na Arábia Saudita e nos Camarões.
A atriz Glória Pires e Antonia Morais foram vistas chegando de helicóptero a Palmelo, município do interior de Goiás. A cidade é conhecida como a capital espírita do Brasil e conta com um médium para cada sete moradores.
Qual é o estado brasileiro que tem mais macumbeiro?
Novamente o Rio Grande do Sul apareceu como o Estado com o índice mais elevado de indivíduos que se declararam pertencentes às religiões afro-brasileiras. Desta feita, o Rio Grande do Sul também aparece como recordista nacional em números absolutos de indivíduos vinculados às religiões afro-brasileiras.
Teve através de Bezerra de Menezes e Chico Xavier a oportunidade de se popularizar pelo país, espalhando seus ensinamentos por grande parte do território brasileiro. O Brasil é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo.