A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm². Agora que você já conhece alguns detalhes técnicos importantes sobre fiação elétrica, pode escolher corretamente fios, cabos e bitolas para suas instalações.
Qual a bitola de cabo correta para um chuveiro de 7500W? Para um chuveiro de 7500W em uma rede de 220V, a bitola correta é de 6mm², mas é necessário verificar fatores como temperatura ambiente e agrupamento de circuitos, que podem exigir um cabo de 10mm².
A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm². Agora que você já conhece alguns detalhes técnicos importantes sobre fiação elétrica, pode escolher corretamente fios, cabos e bitolas para suas instalações.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
E quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Duchas elétricas de 5500w apresentam consumo de 23 a 36 KWh/mês, enquanto chuveiros de 7500w consomem de 31 a 45 KWh/mês, segundo os fabricantes. A pressão de água no seu imóvel e no ponto do chuveiro influencia a escolha de um aparelho ideal.
O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.
A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida. Isso porquê, um dos motivos que impedem essa ação é a grande potência elétrica exercida pelo equipamento. Por isso, não se deve usar tomadas nesse tipo de conexão.
Se você trocar os fios durante a instalação do chuveiro, colocando o fio terra no lugar do neutro, por exemplo, ele pega energia e você corre o risco de levar um choque. Para fugir disso, lembre-se que o fio fase vai à direita do disjuntor, o terra no meio, e o neutro à direita.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Os cabos elétricos são utilizados para instalações onde há uma carga elétrica maior, como prédios ou restaurantes. Já os fios de 6mm são feitos para suportar as cargas de aparelhos domésticos como ar-condicionado, chuveiro elétrico, forno elétrico, quadro de energia elétrica ou torneira elétrica.
O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.
O Cabo Flexível 4mm² é ideal para circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos, de aparelhos de ar condicionado pequenos e fornos elétricos. A bitola para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à energia.
Caso se tente passar uma corrente elétrica maior do que o cabo suporta, haverá perda de energia e aquecimento, o que pode ser perigoso. É por esta razão, por exemplo, que o fio do chuveiro elétrico é mais grosso que o fio que se utiliza para a ligação de luminárias.
O modelo de cobre é o tipo de fio para chuveiro mais utilizado justamente por ter boa condução elétrica, sendo recomendado para instalação residencial. Como o material é altamente resistente à corrosão, também é muito aplicado em áreas litorâneas.
O que acontece se eu colocar um fio mais fino no chuveiro?
A queda de tensão gerada pelo condutor, pode influenciar no desempenho do chuveiro. O uso de componentes que não suportam a corrente do dispositivo, poderá aumentar o consumo de corrente, superaquecer os fios e colocar em risco a vida das pessoas. Cabos muito finos, também podem ser responsáveis pelo aquecimento.