O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
- Pode ser utilizada a linguagem verbal, onde o texto escrito é o protagonista, ou não verbais, se apropriando de imagens, já que elas também passam mensagens. Os cartazes podem conter ainda, as duas formas de apresentação juntas. - É importante prezar pela clareza e objetividade do texto.
Utilização de linguagem verbal e não verbal; Texto curto e sugestivo, adequado ao público; Criatividade; ● Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores); Utilização de figuras de linguagem.
Atualmente, o cartaz circula tanto em mídia impressa como em mídia digital. Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
O cartaz é uma folha de papel impressa que possui a função de transmitir uma mensagem para as pessoas no local em que ele foi aplicado. Além disso, o cartaz é chamativo, mas não exagerado. Tudo vai depender do layout, que busca captar a atenção do público.
Quais são as características de um cartaz publicitário?
É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.
Resenha • Blog • E-mail • Bate-papo (Chat) • Orkut • Aula expositiva, virtual • Debate • Entrevista • Lista de compras • Piada • Cardápio • Horóscopo • Instruções de uso • Telefonema etc. Em todos esses gêneros encontramos tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos.
Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.