As substâncias corrosivas mais comuns são ácido sulfúrico, ácido fluorídrico, cloreto de cálcio, ferro ou alumínio, ácido clorídrico, clorato de sódio, ácido perclórico, entre outros. Estas substâncias podem, em contato com materiais orgânicos, produzir vários produtos químicos conducentes à corrosão.
São substâncias que apresentam uma severa taxa de corrosão ao aço. Evidentemente, tais materiais são capazes de provocar danos também aos tecidos humanos.
Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são os seguintes: atmosfera, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos, substâncias fundidas. Atmosfera: a ação corrosiva da atmosfera é principalmente influenciada pela poeira, gases e umidade.
O professor Walter – assim como muitos professores de química – tem conhecimento que o ácido fluorídrico (HF) é capaz de dissolver um corpo pela destruição dos tecidos e também promover a descalcificação de ossos e dentes. O ácido fluorídrico é um ácido interessante.
Um líquido incolor e inflamável, é uma das mais poderosas neurotoxinas já descobertas. Para se ter noção do quanto é perigoso, doses mínimas, de 0,001ml, já podem ser fatais.
Qual é o elemento químico mais letal ao ser humano?
Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
O ácido sulfúrico pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos químicos, distribuidoras industriais e fornecedores químicos confiáveis. No entanto, devido à sua natureza corrosiva e reativa, a compra de ácido sulfúrico geralmente requer atenção especial às regulamentações e procedimentos de segurança.
O ácido sulfúrico reage com a maioria dos metais, em uma reação de deslocamento simples, com a formação de gás hidrogênio e o sulfato do metal correspondente. O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado.
Ácido muriático é o nome usual para o ácido inorgânico conhecido como ácido clorídrico (HCl). Podemos encontra-lo tanto dentro de aplicações industriais, reações orgânicas e até mesmo em nosso organismo, no estômago (ácido gástrico).
Ácido sulfúrico pode causar danos irreversíveis à pele, adverte professor de química. Substância detectada pelo Instituto-Geral de Perícia após análise das roupas utilizadas por vítimas dos ataques da semana passada, o ácido sulfúrico causa danos que podem ser irreversíveis na pele humana.
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
De acordo com essas regulamentações, uma substância é considerada corrosiva para a pele se tiver um pH inferior a 2 ou superior a 11,5. Essas faixas extremas de pH indicam que a substância pode causar queimaduras, irritações severas e danos aos tecidos biológicos.
Você pode imaginar que algum combustível ou até mesmo o petróleo seja o líquido mais caro do mundo, mas a verdade é que o campeão dessa competição é muito mais mortal, pois se trata de um dos venenos mais perigosos para a humanidade: o de escorpião.
"O ácido clorídrico não consegue, no entanto, atacar a maior parte dos plásticos, o vidro e os metais nobres, como o ouro e a platina", afirma o químico. O HCl consegue degradar ainda sabão e gorduras e óleos vegetais.
O ácido fluorídrico (HF) é comumente utilizado em inúmeros processos industriais, incluindo refinamento de petróleo, gravação em silício e vidro, produção de refrigerantes, produção de fluoropolímero e produção de metal de alumínio.
O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.
Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais.
Substâncias corrosivas são aquelas que podem causar severas queimaduras quando em contato com tecidos vivos. Podem existir no estado sólido ou líquido. Também causam corrosão ao aço. Basicamente, existem dois principais grupos de materiais que apresentam essas propriedades, e são conhecidos por ácidos e bases.