Sendo um mutante de nivel beta, Gambit possui a habilidade de manipular energia cinética. Ele também é hábil em arremesso de cartas, luta corporal, uso de cajados e pôquer. O personagem é um cajun.
Gambit possui controle total dos seus poderes, mas seus olhos pretos são uma alteração leve de aparência o que o classifica como Beta, assim como Mercúrio, pois seu cabelo branco é parte da mutação.
Gambit, o alter ego de Remy Etienne LeBeau, é um personagem fictício da Marvel Comics e um integrante dos X-Men. Criado por Chris Claremont e Jim Lee, o personagem teve sua primeira aparição em Uncanny X-Men #266 (agosto de 1990). Sendo um mutante de nivel beta, Gambit possui a habilidade de manipular energia cinética.
Vampira é uma mutante nível Alfa, com isso, pode absorver de forma ilimitada qualquer ser vivo orgânico. Através do contato físico Vampira absorve as memórias, pensamentos, habilidades físicas, mentais, normais ou especiais que a vítima possui, além dos seus super-poderes sejam mutantes ou não.
Embora tenha sido morto durante a queda de Genosha, Gambit pode acabar retornando de forma bastante diferente nos novos episódios. O maior indício disso pode ser visto na cena pós-crédito, quando um desapontado Apocalypse segura uma carta destruída que havia sido usada pelo herói.
Um exemplo bem curioso é que Ciclope, apesar de poder ser confundido com um Nível Beta, já que não controla as rajadas de poder que saem de seus olhos, é na verdade um nível Alfa, que perdeu o controle de seu poder devido a um acidente na sua infância.
Neste contexto, Gambit se transforma no Cavaleiro da Morte sob as ordens de Sinistro, um dos vilões mais temidos do universo X-Men. Essa transformação foi parte de um plano maior que envolvia o futuro dos mutantes e a chegada da primeira criança mutante nascida após o evento dizimador conhecido como “O Dia M”.
O poder mutante de Bishop permite-lhe absorver energia projetada contra ele, diluir em energia vermelha potente e dispará-la através das mãos. Bishop pode converter seus disparos em de microondas de calor ou outros tipos de emissão.
Segundo a definição presente na primeira edição de House of X, um mutante Omega é aquele “cujo poder dominante registra — ou atinge — um limite superior indefinível da classificação específica desse poder”. Em outras palavras, o nível de poder é tanto que pode chegar ao ponto de ser impossível de medir seus limites.
Nos quadrinhos, o Professor Xavier perdeu oficialmente o uso das pernas pela primeira vez quando foi paralisado pelo vilão chamado Lúcifer, posteriormente revelado como uma alienígena — sim, como dá para notar, a história dos X-Men sempre teve toques de ficção científica e viagens espaciais.
Jean Grey é uma mutante nível ômega e o principal avatar da Força Fênix, no qual manifesta poderes cósmicos. A telepatia, telecinese e empatia de Jean são drasticamente aumentadas quando em contato com a Fênix, além de poder viajar no vácuo do espaço que vai além da velocidade da luz.
Wanda não fica muito atrás. quando comparamos o nível de poder de ambas. Durante todos os filmes dos Vingadores, o único poder que Wanda usava era a telecinese. E se compararmos a Wanda dos filmes. com a Jin Grey dos filmes interpretada pela Sofi Turner, a Wanda é claramente mais poderosa.
Como Cavaleiro da Morte, Gambit mostrou o poder de converter materiais inertes em substâncias tóxicas, como transformar ar em gases venenosos e também a habilidade de ingerir doenças e pragas, poderes semelhantes com os de Pestilência (Polaris).
O personagem Gambit sempre foi um favorito dos fãs, com sua mistura de charme cajun e habilidades de combate únicas. Tatum, natural de Nova Orleans, tinha uma afinidade natural com o papel.
Em certas regiões do Brasil, “gambito” (ou “cambito”) é sinônimo de pernas finas. A etimologia é simples: vem do italiano gambetta, que é o diminutivo de gamba – em português, “perna”. Ou seja: ao pé da letra, “gambito” é um jeito de dizer “perninha”.