Quais são os objetivos da lei do superendividamento?
A recém aprovada Lei 14.871/2021, define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência.Quem pode se beneficiar da lei do superendividamento?
A Lei prevê a possibilidade de desistir do empréstimo consignado, a proibição do assédio – principalmente a idosos e analfabetos – para oferta de crédito, e o estabelecimento de um valor mínimo existencial que deve ser garantido nos acordos de renegociação de dívidas.Qual a vantagem da lei do superendividamento?
Para os servidores públicos, essa lei oferece a chance de negociar suas dívidas de maneira justa e sustentável, assegurando o cumprimento das obrigações financeiras sem prejudicar as necessidades essenciais.Para que serve a ação de superendividamento?
O que é a Lei do SuperendividamentoÉ um processo parecido com a recuperação judicial feita com empresas. A lei permite ao consumidor que tem dívidas com vários credores fazer uma negociação única, criando um plano de pagamentos compatível com a realidade financeira dele.
Nova Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021) - com professor Fernando Capez
Quais dívidas não entram no superendividamento?
A Lei do Superendividamento não se aplica a dívidas decorrentes de fraudes, multas de trânsito, produtos e serviços de luxo, crédito rural, impostos e demais tributos, financiamento imobiliário (como prestação da casa própria) e pensão alimentícia.Quanto tempo leva o processo da Lei do superendividamento?
É somente após a audiência de conciliação infrutífera em relação aos credores que não acordaram, independentemente de nova intimação, inicia-se o prazo de 15 dias para, a requerimento do devedor pleitear o processo de repactuação forçada (processo de superendividamento) e eventual revisão e integração contratual ( ...Quanto custa uma ação de superendividamento?
Em situações de superendividamento, a lei brasileira protege você contra o comprometimento excessivo de sua renda. De acordo com o decreto nº 11.150, o valor atual do mínimo existencial é fixado em R$ 600,00.Como dar entrada na lei do superendividamento?
Como funciona a lei do superendividamentoO primeiro passo para quem não consegue pagar todas as dívidas é procurar a Justiça de seu estado. Também é possível recorrer aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como o Procon, a Defensoria Pública e o Ministério Público.
Como alegar superendividamento?
Para recomeçar sua vida financeira, a pessoa superendividada precisa procurar os órgãos de defesa do consumidor ou o Judiciário. Ela deve organizar as informações de todas as suas contas em aberto, inclusive o valor total que deve.Como comprovar o superendividamento?
Como comprovar superendividamento?
- Reconhecimento da situação. ...
- Reunião de documentos. ...
- Busca por assistência legal ou de defesa do consumidor. ...
- Negociação com os credores. ...
- Solicitação de mediação. ...
- Avaliação da situação. ...
- Elaboração de um plano de pagamento sustentável. ...
- Documentação e acompanhamento.
Quais são as consequências do superendividamento?
OS IMPACTOS NEGATIVOS DO SUPERENDIVIDAMENTOO abalo na saúde dos superendividados afeta também sua produtividade no trabalho e nos estudos e cria um círculo vicioso difícil de ser rompido, com as terríveis consequências do superendividamento sendo reproduzidas em prolongadas sem maiores perspectivas de solução futura.
Como fazer o cálculo do superendividamento?
Como fazer o cálculo do superendividamento?
- data da renegociação.
- prazo do pagamento em meses.
- limitação das parcelas mensais.
- valor máximo do pagamento mensal.
- taxa de juros mensal.
- carência em dias.
Quais dívidas idosos não precisam pagar?
Com isso, as pessoas com mais de 60 anos são protegidas de cobranças abusivas em contas de água, luz, gás, telefone e internet. Eles também ganham condições facilitadas para o momento de renegociação das dívidas.Como funciona o programa do superendividamento?
O programa aceita casos pré-processuais ou situações que já tenham processo em andamento – nesse caso, a ação é suspensa para a tentativa de acordo. Se o superendividamento envolver mais de um credor, a sessão de conciliação é realizada com todos, conjuntamente.Quais as dívidas que são excluídas do plano de repactuação do superindividamento?
Lei do SuperendividamentoO plano de pagamento apresentado pelo consumidor deve garantir o mínimo existencial, com prazo máximo de cinco anos para quitação das dívidas, sendo excluídas desse processo as dívidas decorrentes de contratos dolosos, créditos com garantia real, financiamentos imobiliários e crédito rural.
Quais dívidas entram na lei do superendividamento?
A Lei do Superendividamento se aplica principalmente a dívidas de consumo e débitos com instituições financeiras. Dívidas relacionadas a impostos, pensão alimentícia, crédito rural e habitacional, e luxos estão excluídas.O que configura superendividamento?
Atualmente, o Código do Consumidor, que é alterado pelo projeto, define superendividamento como “a impossibilidade manifesta de o consumidor pagar a totalidade de dívidas relacionadas ao consumo”, incluindo operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada, sem tratar, no entanto, de outros tipos ...Como funciona a conciliação no superendividamento?
Como funciona o programaA equipe fará contato com as empresas credoras para agendamento da sessão de conciliação, acompanhada por conciliador especializado em casos de superendividamento. Havendo acordo, ele é homologado pelo magistrado da unidade e tem a validade de uma decisão judicial.