O ser humano criou a arte como forma de expressão, para divulgar as crenças existentes, para representar o pensamento, para explorar a imaginação e a criatividade, para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, como também, para compreender a história e cultura dos diferentes povos.
O objetivo das expressões artísticas é fazer com que, por meio de um olhar mais sensível, a criança comece a sentir, refletir e expressar o mundo, tendo nessas representações a essência da sua sensibilidade.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
Um movimento artístico pode ser definido como uma corrente onde um grupo de artistas compartilha das mesmas idéias (não apenas esteticamente, mas também ideologicamente) e trabalha artisticamente a fim de disseminá-las na sociedade.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
Por meio da arte, é possível expressar qualquer sentimento ou representar qualquer situação. Ela, portanto, reflete as mais profundas (e, às vezes, obscuras) emoções humanas. A obra de arte também pode ser um instrumento de denúncia dos problemas de uma sociedade.
O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
O ser humano criou a arte como forma de expressão, para divulgar as crenças existentes, para representar o pensamento, para explorar a imaginação e a criatividade, para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, como também, para compreender a história e cultura dos diferentes povos.
Conhecer, reconhecer e explorar os elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, superfície, presentes na natureza, nas obras de arte e imagens do cotidiano, para elaborar composições artísticas tanto no bidimensional, como no tridimensional.
A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.
Qual é o principal objetivo da linguagem artística?
As linguagens artísticas – auxiliam no desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças, portanto, são importantes para a reflexão, a apreciação e a produção durante o aprendizado.
A arte como expressão também diz que a emoção sentida pelo artista é intencionalmente expressa pela sua obra. Esta tese, como todas as outras, tem algumas objeções, por exemplo, em várias formas de expressão, inúmeras obras não são consideradas arte por não terem a intenção de criar quaisquer sentimentos.
É uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.
Desenvolver a sensibilidade, o raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de concentração, a memória, a inteligência, o cuida do, o capricho e a criatividade.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".
Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
A Arte pública tem por finalidade qualificar a paisagem urbana e natural da nossa cidade, podendo ser rememorativa, comemorativa, política, utilitária, pasiagística, conceitual, representativa, pedagógica e lúdica. Deve estabeler referências históricas, culturais, artísticas e estéticas quando em espaço de uso público.