Qual o objetivo dos descritores de língua portuguesa?
a) identificar a estrutura e o funcionamento de textos de variados gêneros; b) comparar textos de diferentes gêneros e tipos que tratam do mesmo tema; c) estabelecer relações entre linguagem verbal e não verbal; d) perceber efeitos de sentido provocados pelo uso de determinadas formas linguísticas; e) reconhecer ...
Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino. Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar.
Para que servem os descritores de língua portuguesa?
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal (textos multissemióticos).
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
Localizar informações explícitas em um texto - descritor 1 do SAEB de Língua Portuguesa
Como definir descritores?
Os descritores não deixam de ser uma espécie de palavra-chave. No entanto, são palavras-chaves definidas a partir de critérios específicos. As palavras-chave, de forma geral, podem ser apenas um termo simples ou uma expressão que pesquisadores usam no momento da busca por artigos.
O que são descritores de assunto em uma busca na literatura?
Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos.
A escolha da leitura inferencial, na qual o leitor é considerado ativo, cobrada pelo descritor 2, deve-se ao seu papel na leitura significativa de um texto e na formação de leitores autônomos e proficientes.
Quando se trata de um texto, o objetivo é o mesmo, tanto o leitor quanto o ouvinte, devem se sentir próximos daquilo que está sendo apresentado e isso depende de como as informações são passadas, ou seja, da capacidade descritiva do interlocutor.
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Termo simples ou expressão composta, do próprio autor, para definir assuntos. Um Descritor é um termo padronizado e definido por especialistas, serve para definir assuntos e recuperar a informação.
Qual a vantagem de utilizar descritores em uma estratégia de busca?
A utilização de descritores, operadores booleanos e de truncamento (os quais estabelecem combinações entre os termos de busca) fazem parte da elaboração adequada de uma estratégia de busca, de forma que as evidências científicas encontradas sejam de interesse para a pergunta proposta no trabalho.
Qual é a finalidade do uso de descritores na pesquisa?
Já os descritores são organizados em estruturas hierárquicas, facilitando a pesquisa e a posterior recuperação do artigo. Por isso, é de fundamental importância que os autores consultem o DeCS e/ou o MeSH e coloquem os termos que melhor reflitam o fulcro do artigo.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas do seu cotidiano, que envolvam o valor decimal de cédulas ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Essa habilidade é avaliada por meio da resolução de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados à manipulação de dinheiro.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer os fatos que causam o conflito ou que motivam as ações dos personagens, originando o enredo do texto.
Qual a diferença entre descritores e palavras-chave?
A primeira não obedece a nenhuma estrutura, é aleatória e retirada de textos de linguagem livre. Para uma palavra-chave tornar-se um descritor ela tem que passar por um rígido controle de sinônimos, significado e importância na árvore de um determinado assunto.
Trata-se de um conjunto de descritores de objetivos específicos de aprendizagem, que servem para nortear todas as avaliações. Esses descritores definem o que deve ser solicitado e aferido numa avaliação de estudantes, norteando o professor na elaboração de itens e estruturação das provas.
A lista de descritores explica a classificação e, também, informa aos pais e responsáveis sobre o tipo de conteúdo presente na obra. O procedimento interno para a utilização dos descritores supracitados segue um padrão rígido de análise.