Entre outras espécies conhecidas por sucupira, destacam-se a sucupira-branca ou faveiro (Pte- rodon emarginatus) e a sucupira-da-amazônia (Bowdichia nitida).
Benth.; Sweetia inornata Mohlenbr.; Acosmium inornatum (Mohlenbr.) Yakovlev (LIMA). Nomes populares: Sucupira, sucupira-branca, fava-de-sucupira, fava-de-santo-inácio, faveiro, faveira, sucupira lisa. Origem ou Habitat: Nativa do Brasil (Caatinga e Cerrado).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, sucupira-branca, sucupira-do-carrasco e sucupira-roxa; no Distrito Federal, sucupira- branca; em Mato Grosso do Sul, faveira e sucupira-branca; em Minas Gerais, faveiro, pau- pereira, sucupira-branca, sucupira-rosa e sucupira- roxa; no Estado de São Paulo, faveira, ...
A frutificação ocorre de setembro até a próxima floração, com pico de frutos maduros em junho e julho. Cada fruto da também chamada sucupira-lisa ou sucupira-branca contém apenas uma semente. Suas flores surgem de julho a outubro, com pico em setembro (podendo variar de região para região e entre anos).
- É árvore de porte médio, de copa piramidal e rala. O tronco tem casca lisa branco-amarelada. As raízes formam, às vezes, expansões de reserva. - As folhas compostas inopinadas.
Semente de Sucupira: anti inflamatório e analgésico natural
O que é sucupira Onde encontrar?
Ocorre em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, principalmente no Cerrado e sua transição para a floresta semidecídua. Morfologia: A sucupira pode chegar a até 16 m de altura.
Trata-se de uma árvore que mede de 8 a 16 metros de altura, apresentando tronco de 30 a 50 centímetros de diâmetro. As folhas são compostas pinadas, com 9 a 21 folíolos pubescentes.
Madeira : Moderadamente pesada (densidade 0,84 g/cm³), resistente, de textura média, medianamente resistente ao ataque de organismos xilófagos, com alburno pouco destacado. Tronco : Tronco fenestrado de 40-50 cm de diâmetro, revestido por casca padro-acinzentada, fina e com ritidoma escamoso.
Contra-indicações: Não foram encontradas na literatura consultada. Como recomendação geral deve-se evitar o uso na gravidez e lactação e aos portadores de doença hepática e /ou renal. O uso do óleo de sucupira não deve ultrapassar quinze dias consecutivos(CARVALHO, 2004).
Qual é a cor da Sucupira? A sucupira pode apresentar tonalidades de marrom claro a escuro. Além disso, ela possui veios levemente dourados, textura granulosa e ondulações irregulares, que tornam cada peça de madeira única e especial.
Nome Científico: Pterodon emarginatus (Leguminosae – Papilionoideae), Sucupira Branca. Características: Espécie arbórea com 8-16 m de altura e tronco com 30-40 cm de diâmetro revestido por casca pardo-amarelada com ritdoma lenticelado e estriado.
Beneficíos e para que serve. Combate a artrite, artrose, reumatismo e gota: As substâncias contidas na semente de sucupira, principalmente os flavonoides, se apresentam altamente eficazes no combate à dor, desde as leves às mais intensas.
Para que serve canela de velho junto com sucupira?
A Canela de Velho junto com a Sucupira se torna um poderoso anti-inflamatório natural alternativo para artrose, artrite, coluna, dores no joelho e dores nas articulações em geral.
Impulsiona a imunidade; • Ajuda a manter articulações saudáveis; • Pode reduzir a dor de estômago; • Reduz a inflamação; • Tem efeito antioxidante; • Diminui o risco de doenças cardíacas; • Reduz os níveis de colesterol no organismo; • Potencializa a função cerebral e reduz o risco de mal de alzheimer; • Contribui na ...
É indicada para Artrite, Artrose, Reumatismo, Dores nas costas, nos joelhos e nas articulações, Combate úlceras e gastrites, Ácido úrico, Aftas, Dores espasmódicas entre outros.
A Libidia ferrea, popularmente conhecida como jucá ou pau-ferro, é uma árvore amazônica usada tradicionalmente em chás, infusões e emplastos para o tratamento de feridas e contusões, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo, câncer e distúrbios gastrointestinais.
Óleo de Sucupira 30 ml - E.P.A. Naturais A sucupira é uma árvore que possui propriedades medicinais e por isso pode ser usada para aliviar as dores e inflamações do corpo. As principais propriedades incluem sua ação analgésica, anti-flamatória, antireumática e antioxidante.
Grã levemente revessa, textura média a grossa, brilho moderado, cheiro imperceptível e gosto indistinto. DENSIDADE: madeira pesada, com densidade a 12% de umidade de 1.010 kg/m 3 e densidade verde de 1.220 kg/M3. SECAGEM: secagem ao ar muito difícil, apresentando tendência a rachaduras de topo leves e a empenamentos.