A atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) exige que o professor tenha como base em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para trabalhar com o desenvolvimento de habilidades dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
Os professores do AEE são mediadores com competências para lidar com o diferente, trabalhar em equipe e ser colaborativo com professores especialistas.
Qual o perfil do professor de sala de recursos multifuncionais?
“É importante que esse professor seja capaz de identificar, elaborar, produzir e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial “, ressalta a coordenadora da educação especial.
O professor do AEE tem o objetivo de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial”.
Qual a formação profissional esperada para os profissionais do AEE?
Qual a formação profissional esperada para os profissionais do AEE e como deve ser organizada sua formação continuada? É importante que os profissionais tenham especialização em Educação inclusiva, o que é ainda mais completo do que as formações especializadas em determinadas deficiências, como auditiva ou visual.
Qual deve ser a formação do professor que irá atuar com o AEE?
4/2009, o professor, para atuar no AEE, deve possuir formação inicial em licenciatura e formação específica em educação especial (BRASIL, 2009. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 04, de 2 de outubro de 2009.
2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.
O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?
Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.
➢ O Plano de AEE é individualizado e reúne as escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos, apoios mais adequados para que possam ser eliminadas as barreiras que impedem o aluno de: ter acesso e participação na sua turma da escola comum; desenvolver- se segundo suas possibilidades/capacidades.
Realiza atividades para exercer as habilidades físicas e motoras e estimulação com jogos pedagógicos, brincadeiras, contação de histórias, escrita, músicas, dentre outras.
Quais são as atribuições do professor da sala de AEE?
Um professor de educação especial analisa as habilidades dos alunos e modifica o currículo padrão adequado à idade para criar um plano personalizado para o aluno. Um professor de AEE geralmente inclui vários objetivos de desenvolvimento social e emocional, bem como áreas acadêmicas específicas a ser ensinadas.
As competências que a BNCC exige para os alunos que já trabalhamos nas salas de AEE de maneira natural são: Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e Cooperação e Trabalho e Projeto de Vida (BNCC, 2018).
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que determina o máximo de três alunos com deficiência a serem atendidos pelo profissional de apoio escolar.
Quem são os profissionais que atuam na sala de recursos multifuncionais?
O profissional que atua na sala de recursos multifuncionais é o professor de Atendimento Educacional Especializado, que deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica em educação especial.
O que faz um professor da sala de recursos multifuncionais?
Nessa perspectiva, o professor da sala de recursos multifuncionais deve: realizar atividades que estimulem a atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros. Deve também propiciar a interação dos alunos em ambientes sociais, valorizando as diferenças e a não discriminação.
O referido curso integra o Programa de formação continuada de professores na educação especial Site externo, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil. Apesar das atribuições e formação, não há um perfil específico para o exercício da função.
Para atuação no AEE (Atendimento Educacional Especializado), o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada.
O que trabalhar na sala de recursos multifuncionais?
“As atividades desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais visam estimular habilidades como atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação e criatividade, além de promover o desenvolvimento da linguagem.
No cargo de Professora de Educação Especial se inicia ganhando R$ 1.697,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.758,00. A média salarial para Professora de Educação Especial no Brasil é de R$ 2.597,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.
Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; b.
No processo de avaliação, o Professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem Demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da Língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia Assistiva como uma prática cotidiana.
Ele colabora com a equipe escolar para identificar estratégias e recursos que garantam a participação plena de todos os alunos no processo de aprendizado. O principal objetivo do professor de AEE é proporcionar suporte individualizado, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.
São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e ...