“Na verdade, o cigarro de palha é pior do que o cigarro convencional. Fumar um cigarro de palha equivale a três industriais. Ele não tem filtro, o grau de dependência é alto e ele age rápido, a palha que o envolve é altamente inflamável”, explica Farias.
Devido ao seu processo de preparo, o cigarro de palha possui mais nicotina e mais alcatrão do que o cigarro convencional. Isso torna esse produto mais tóxico por unidade. — A gente considera que um cigarro de palha equivalente a três cigarros convencionais.
Entretanto, há evidências científicas de que, mesmo sem a pessoa tragar, tanto o charuto quanto o cachimbo podem ser tão nocivos quanto o cigarro. Mas o que poucas pessoas sabem é que o tabaco preto ou curado ao ar usado em cachimbos carrega um risco maior de câncer esofágico do que o tabaco usado nos cigarros.
Empresa Souza Cruz extinguiu o FREE ONE que era o cigarro mais leve do mercado e inclusive vinha especificado na embalagem que ele possuia 0,01 mg de NICOTINA enquanto o FREE TRADICIONAL possuia 0,07 mg de NICOTINA.
Isso porque algumas pessoas acreditam que é sim possível fumar e ao mesmo tempo ter pulmões saudáveis, já outras discordam totalmente. Mas, afinal, quem está certo? Ainda que seja muito raro, é realmente possível que alguns fumantes tenham os pulmões limpos caso o usuário pare de fumar.
Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.
A maioria dos fumantes relata usar o cigarro para lidar com situações estressantes. Porém, no cigarro não existe nenhuma substância relaxante, a nicotina é um estimulante. Provavelmente, esse relato está relacionado a um condicionamento, ou seja, as pessoas param para fumar em interrupções de situações de estresse.
“Comparando fumaça de cigarro com o vapor, o aerossol do eletrônico, quando você procurava os produtos convencionais do cigarro, como monóxido, alcatrão, não tinha. Então, tem menos substâncias tóxicas, consequentemente, é mais seguro.
“Na verdade, o cigarro de palha é pior do que o cigarro convencional. Fumar um cigarro de palha equivale a três industriais. Ele não tem filtro, o grau de dependência é alto e ele age rápido, a palha que o envolve é altamente inflamável”, explica Farias.
Lia mas fingia que não lia, e continuava fumando". Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que o tabaco é a segunda maior causa de mortes no mundo, algo em torno de 5 milhões por ano. Existem hoje no planeta cerca de um bilhão e 300 milhões de fumantes, sendo que metade deles vão morrer por causa do cigarro.
No terceiro dia sem fumar, você provavelmente está pensando que não vai conseguir e reconhece o quanto está viciado. A nicotina atua no sistema nervoso central, assim como a cocaína e a heroína fazem. O negócio é pesado; portanto, não se cobre. É nessa fase que você vai precisar ter mais força de vontade.
Comer alimentos ricos em vitamina D pode melhorar a saúde pulmonar. As melhores fontes alimentares de vitamina D são geralmente produtos de origem animal, como salmão, sardinha e ovos.
Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.
Tem pessoas que vão começar fumando mais e outros menos; uns conseguem manter [uma média de] dois, três cigarros por dia e outros vão aumentando. Quanto tempo isso demora para desenvolver dependência é muito comportamental: varia ao que ela associa na vida, nível de estresse, motivos que levam a fumar.
Em relação à quantidade, a médica pneumologista Nancilene Melo explica que se define como fumante regular aquela pessoa que fumou mais de cem cigarros durante toda a sua vida. Nesse sentido, “fumante social” é alguém que fuma uma quantidade inferior a essa enquanto vive.
A retirada da nicotina tem dois efeitos – físico e psicológico. Os sintomas físicos, enquanto chateiam, não colocam a vida em risco. A substituição da nicotina pode reduzir muito destes sintomas físicos. Mas para a maioria dos usuários o maior desafio é a parte mental de parar.
Quanto tempo leva para não ter mais vontade de fumar?
Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.
Essa perda de apetite significa que o fumante deixa de fazer refeições adequadas, então, na verdade, o corpo começa a ficar com deficiência de calorias e nutrientes. Outro motivo que leva à perda de peso é que os vasos sanguíneos ficam mais estreitos devido à entrada de fumaça no corpo, o que perturba o estômago.