A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. Isso acontece pois a maioria dos carros modernos possuem dois sensores de sonda Lambda no escapamento.
Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, podendo gerar multas ao proprietário. Outros riscos incluem desregular o sistema de injeção eletrônica de contrapressão do escapamento, causando perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.
Remover o catalisador pode render multa e retenção do carro. Embora seja item obrigatório em todos os carros a combustão vendidos no Brasil há décadas, o catalisador ainda é um componente pouco conhecido e, por isso, é alvo de fake news constantemente.
Embora seja uma infração grave, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que prevê multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH (Carteira Brasileira de Habilitação), a prática de retirar o catalisador original do veículo na instalação ou não de outros sistemas de escape que geram um estrondo, tem se tornado comum ...
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
Vida útil do catalisador. O catalisador que vem de fábrica no veículo é projetado para funcionar perfeitamente por, no mínimo, cinco anos ou 80 mil quilômetros. Porém, após esse prazo, o componente pode permanecer em boas condições por muitíssimo mais tempo e ter uma longa vida útil.
Multas e apreensão do veículo: no Brasil, o catalisador é obrigatório em todos os carros e sua remoção é ilegal, podendo resultar em multa e apreensão do veículo, além de ser um risco à saúde pública.
O que acontece se andar com o catalisador estragado?
Entre os principais problemas de andar com um catalisador estragado, estão: O desempenho do motor pode ser afetado, o que resultará em menos eficiência e perda de potência do combustível; Um catalisador de carro com problemas pode indicar que existem outros problemas no sistema de combustão.
O uso dessa peça é obrigatório em todos os veículos vendidos no Brasil desde 1997. Quem a retira está sujeito a multa por infração grave, além de prejudicar a saúde das pessoas e a qualidade do ar.
Quantos CV ganha tirando o catalisador? O ganho em cavalos costuma ser pequeno, frequentemente na faixa de 5 a 10 CV para a maioria dos veículos de passageiros, e pode ser ainda menor em carros com sistemas de exaustão e gerenciamento de motor mais atuais.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Injetores de combustíveis com defeito, velas sujas, motor desregulado e combustível batizado podem ser alguns dos motivos que podem danificar o catalisador.
Olha, a função principal do catalisador é transformar os gases tóxicos gerados na queima de combustível em gases que não fazem mal pra saúde das pessoas. Por isso, é obrigatório por lei ter ele instalado em carros, motos e caminhões.
A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. Isso acontece pois a maioria dos carros modernos possuem dois sensores de sonda Lambda no escapamento.
- Perda de potência do motor, especialmente em subidas; - Barulhos no escapamento; - Colisão da peça contra o assoalho; - Aumento da rotação do motor em marcha lenta.
Os principais sintomas de um catalisador entupido são: Superaquecimento do motor, Queda no desempenho do carro, Luz de injeção acesa no painel, Ruídos no sistema de escapamento do carro, Aumento no consumo de combustível, entre outros.
1) Primeiramente, retirar o catalisador aumenta sim a potência, mas esse aumento é mínimo e, na maioria das vezes, nem mesmo é notado pelo condutor. Retirá-lo e colocar um chip de potência ou trocar o filtro vai resultar em um aumento de potência entre 5 e 15 cavalos, dependendo do modelo.
Apesar de proibidos no Brasil há décadas, os combustíveis com chumbo são alguns dos elementos que mais podem estragar o catalisador. Por ser metal pesado contamina os componentes internos da peça deixando-a ineficiente.
É possível a retirada do catalisador original de um automóvel?
A retirada do catalisador original de um automóvel é proibida por lei, pois o catalisador é responsável por reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Em condições normais, o catalisador do automóvel é um componente que não necessita ser substituído, já que tem praticamente a mesma vida útil do carro. Mas o uso de combustível de má qualidade, assim como a falta de manutenção adequada do veículo pode danificar o item.
Em cada catalisador é usado cerca de 1,89 g de platina, 0,29 g de paládio e 0,10 g de ródio, mas o valor se torna interessante aos bandidos, especialmente porque esses metais têm uso em diversas aplicações da indústria e por isso são visados.
No geral, a troca do catalisador é recomendada a cada 80.000 km. Entretanto, essa troca pode ser necessária antes se o veículo for utilizado em condições severas, como em trânsito intenso ou em estradas com muitas subidas e descidas.