O Big Room Planning ou BRP é uma abordagem colaborativa e estruturada dentro das metodologias ágeis para reunir equipes multifuncionais com objetivo de planejar e alinhar seu trabalho por um período específico, geralmente um Incremento de Programa, promovendo transparência e propriedade coletiva.
A BRP – Bombardier Recreational Products – fabricante das linhas de produtos Ski-Doo®, Lynx®, Sea-Doo®, Evinrude® e Can-Am™ –, escolheu o Brasil para sediar sua única unidade na América Latina.
Com o emplacamento, os quadriciclos podem rodar em vias urbanas, mas estão proibidos de circular em rodovias Estaduais, Federais e do Distrito Federal. Também está proibido o uso de cabine fechada nos quadriciclos tradicionais e a transformação de outros tipo de veículos em quadriciclos.
Maverick Sport MAX DPS 1000R 2023 de R$159.990 por R$149.990
Promoção válida enquanto durarem os estoques. O valor informado refere-se ao modelo 2023 do Can-Am Maverick Sport MAX DPS 1000R, excluindo frete, taxa de entrega e outras taxas aplicáveis.
Galeria: Can-Am apresenta as motos elétricas Pulse e Origin
As Can-Am Pulse e Origin são os dois primeiros modelos do portfólio da marca a contarem com conjuntos motrizes totalmente elétricos. Elas foram anunciadas pela Bombardier Recreational Products (BRP), grupo controlador da fabricante canadense.
A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road.
CONHEÇA OS QUADRICICLOS E UTV´S CAN-AM PARA CADA TERRENO, FINALIDADE E ESTILO DE CONDUÇÃO. 240 HP líder da categoria, transmissão de dupla embreagem com 7 velocidades e alto desempenho e curso de suspensão incomparável tornam este veículo off-road incrível.
Com motores V-Twin líderes da categoria com 91 cv (1000R) e 78 cv (850), o Outlander oferece todo o seu torque com aceleração responsiva, um rugido exclusivo e potência de sobra.
Ainda de acordo com essa resolução do Contran, passa a ser necessário o emplacamento de quadriciclos em sua parte traseira, assim como em motos. E assim como qualquer outro veículo emplacado, o quadriciclo deverá pagar todas as taxas anuais do DETRAN, tais como IPVA, licenciamento, e DPVAT.
Normalmente, os pneus dessa categoria são específicos para uso fora da estrada. Possuem sulcos e cravos maiores, eixo de tração diferenciado e menor potência. Para estes modelos, não se enquadram os quesitos de emplacamento e regularização.
Assim, o quadriciclo é um veículo automotor classificado como veículo de passageiro, no qual costumeiramente apenas uma pessoa anda – o condutor. Vale dizer que há modelos de quadriciclos que dispõem de assento suplementar, para que um passageiro possa andar também.
De acordo com o modelo, a velocidade máxima varia bastante. Modelos de 50 cc desenvolvem em média velocidade de 40 km/h. Já os modelos esportivos, leves, mas com muitas cilindradas, podem fazer até mais de 100 km por hora.
Precisa de carteira de motorista para dirigir quadriciclo?
Para pilotar um quadriciclo é necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou B, ou seja, o motorista também precisa ter mais de 18 anos.
O MXF Force 200 possui 13,8 CV de potência a 6500 rpm, ou seja, 15% a mais que o modelo Force 150. “O Force 200 cc oferece resposta rápida e eficiente à aceleração.
Art. 2º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Quadriciclo deve ter licenciamento e emplacamento. Assim como acontece em relação às motocicletas em geral, as normas do Contran obrigam o licenciamento de quadriciclos, triciclos e ciclomotores, com o devido emplacamento na parte traseira do veículo.
O frequente questionamento dos admiradores de quadriciclos e utvs sobre sua adequação para uso urbano, em vias pavimentadas, tem uma resposta simples: quadriciclos e utvs foram criados especificamente para uso off-road, portanto é absolutamente contraindicado rodar com ele na cidade, em ruas pavimentadas.
Os ATVs ou também conhecidos como quadriciclos são caracterizados por um veículo pequeno motorizado com quatro rodas, desenhado para uso off-road. A sua configuração de assentos é em linha, igual a de uma motocicleta, podendo ser de um ou dois lugares. São guiados por meio de guidão.