O vocábulo é formado por derivação sufixal, onde a palavra pobre é acrescida do sufixo -eza(pobre + -eza). Por isso a escrita correta será com a letra z. Significado de pobreza.
A palavra "pobre" veio do latim "pauper", que vem de pau- = "pequeno" e pário = "dou à luz" e originalmente referia-se a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado.
A pobreza pode ter diversas causas, a depender do grupo social ou do país analisado, sendo elas de origem estrutural ou conjuntural. Em se tratando do Brasil, a causa primária da pobreza é estrutural e se amplia por meio da má distribuição de renda.
Assim, inicialmente, serão descritas as categorias nas quais se enquadram os conceitos de pobreza: pobreza como juízo de valor, pobreza relativa, pobreza absoluta e pobreza relativa/absoluta.
Na literatura sapiencial, a pobreza é descrita como uma consequência negativa do ócio e da falta de laboriosidade (cf. Prov 10,4), mas também, como fato natural (cf. Prov 22,2). Por outro lado, os bens econômicos e a riqueza não são condenados por si mesmos, mas pelo o mau uso deles.
A pobreza é um estado de miséria que causa sofrimentos por insuficiência de alimentação, que por sua vez gera problemas de saúde e, esses dois fatores influem no aprendizado e conseqüentemente na profissionalização, que possa levar a pessoa a uma remuneração melhor e sair do estado de miséria.
Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.
Um exemplo são o agrupamento de dias que se expressam nos coletivos semana (conjunto de sete dias), mês (conjunto de trinta dias), ano (conjunto de trezentos e sessenta e cinco dias) etc. Portanto, o substantivo coletivo de “pobre” é “renca” ou “pobrerio”.
LÍNGUA PORTUGUESA | As palavras "pobríssimo" e "paupérrimo" (mais formal) são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo pobre.