Do mesmo modo, fala-se de ótimo como o superlativo absoluto sintético de bom, e não de melhor, embora se trate sempre do mesmo adjetivo. Por outras palavras, melhor diz respeito ao adjetivo bom e ao advérbio bem, no grau comparativo de superioridade.
SUPER-TRISTE: como maximizar o seu vazio existencial
Qual é o superlativo de calor?
"Calorzão" ou "calorão"? A resposta é simples: a forma correta é "calorão". O sufixo "ão" é o aumentativo regular da palavra "calor", e é o que está presente nos dicionários.
Dificílimo, facílimo, simplíssimo, quentíssimo, amicíssimo e satisfeitíssimo. Grau superlativo absoluto analítico: Muito difícil, muito fácil, muito simples, muito quente, muito amigo e muito satisfeito.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.
O adjectivo mau, além da forma irregular no grau superlativo absoluto sintético, a forma péssimo, apresenta também a forma regular malíssimo. Assim, para o feminino plural más, o grau superlativo absoluto sintético é péssimas, sendo também utilizada a forma regular malíssimas.