Para ser regular, os ângulos e os lados têm que ser congruentes. Dos polígonos listados, o único que é regular é o quadrado, que possui lados e ângulos congruentes.
Quais são os polígonos que não são considerados regulares?
Um polígono é chamado de irregular (ou não regular) se não possui todos os lados congruentes ou todos os ângulos congruentes. Exemplos de polígonos irregulares são o retângulo (pois os lados não são congruentes) e o losango (pois os ângulos não são congruentes).
Diagonais: São segmentos de reta que ligam dois vértices de um polígono e que, ao mesmo tempo, não são lados dele. O losango apresenta apenas duas diagonais.
O heptágono regular é um polígono regular que pode ser construído com régua e compasso: a medida do seu lado é equivalente à metade da perpendicular mediana do raio que toca na circunferência o qual o heptágono está inscrito. Ele possui 14 diagonais distintas.
O que são polígonos? São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.
Polígonos são figuras planas e fechadas, ou seja, limitadas por segmentos de retas. Os polígonos têm como elementos: lados, vértices, ângulos e diagonais.
O triângulo é o único dos polígonos que não possui diagonal. Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos.
Um triângulo não possui diagonais porque só possui três vértices, e não é possível unir dois vértices não consecutivos (pois já estão unidos, formando o triangulo).
Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Podem ser classificados, de acordo com a quantidade de lados paralelos que possuem, em paralelogramos ou trapézios. Quadrados, retângulos e losangos são exemplos de quadriláteros.
Quadriláteros são polígonos com quatro lados, como o quadrado, o retângulo, o paralelogramo, o losango e o trapézio. Todo quadrilátero apresenta também quatro vértices e quatro ângulos internos.