Enquanto o Rakuten Group adquiriu o Viber há uma semana atrás por US$ 900 milhões, o Facebook comprou o aplicativo líder em mensagens instantâneas WhatsApp pela cifra absurda de DEZESSEIS DEZENOVE BILHÕES DE DÓLARES!
E talvez em um prazo de dois ou três anos a compra do WhatsApp se torne tão rentável como a do Instagram. Esse aplicativo conta no momento com cinco vezes mais usuários que antes de ser comprado e se calcula que valha uns 5 bilhões de dólares (11,86 bilhões de reais).
Jan Koum é um empresário, co-fundador do WhatsApp e ex-CEO do aplicativo de troca de mensagens, que foi vendido para o Facebook em 2014 por mais de US$ 19 bilhões.
Quando o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões, há quase uma década, Mark Zuckerberg fez uma promessa: disse que não se intrometeria com frequência no aplicativo de mensagens para não mexer com algo bom, que estava indo bem.
Quem diria que o aplicativo mais usado pelos brasileiros foi criado por dois ex-funcionários do Yahoo? Isso mesmo, estamos falando do norte-americano Brian Acton e do ucraniano Jan Koum, os fundadores do WhatsApp.
Desde que decidiu demitir 21 mil pessoas, a Meta, companhia dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, viu seu valor de mercado se elevar em US$ 380 bilhões.
Atualmente o Instagram vale aproximadamente US$ 33 bilhões. Nesta semana, em um levantamento feito recentemente sobre as marcas de moda brasileira com mais seguidores do Instagram, a nossa cliente Colcci Oficial ficou entre as 10 mais do Brasil.
Hoje, é possível afirmar o mesmo. Na verdade, de acordo com dados divulgados pelo Business of Apps, desde 2013 o Instagram vem crescendo a cada trimestre. Além disso, estima-se que a receita com ads do Instagram apenas nos Estados Unidos chegue próximo dos US$40 bilhões em 2023.
Quem é o dono do Instagram? A dona do Instagram é a Meta Platforms Inc., conglomerado fundado e dirigido por Mark Zuckerberg, com sede em Menlo Park, Califórnia. Além do Instagram, a Meta também é dona do Facebook e do WhatsApp.
Para o ano completo de 2023, a controladora do Facebook prevê uma redução nas despesas totais em comparação com a expectativa anterior. A companhia estima que ficarão entre US$ 87 bilhões e US$ 89 bilhões, abaixo da faixa anterior de US$ 88 bilhões a US$ 91 bilhões.
Quatro anos depois de vender seu negócio ao Facebook, o CEO do Instagram Kevin Systrom acaba de entrar na lista de bilionários de FORBES com uma fortuna de US$ 1,1 bilhão. Systrom lançou seu aplicativo de fotos em outubro de 2010, com apenas 13 empregados para ajudá-lo.
Com isso, o TikTok desbancou a o Facebook como a marca mais valiosa do mundo no segmento. Já a empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% do seu valor ante 2022. Atualmente, a marca TikTok está avaliada em US$ 65,69 bilhões, frente US$ 58,98 bilhões no último ano.
Avaliada em exatos US$ 3,02 trilhões, a Apple continua sendo a única empresa desse porte da história. Não é a primeira vez que ela chega a essa cifra. Em janeiro de 2022, a empresa ultrapassou esse marco por um breve período.
Em 2023, a marca Google está avaliada em US$ 281,38 bilhões (R$ 1,47 trilhão), valorização de 6,8%. Segundo a Brand Finance, Amazon e Apple sofreram reveses maiores ao longo de 2022.
Atualmente, o WhatsApp sobrevive graças aos recursos da sua empresa-mãe, que banca todos os custos operacionais, com servidores, equipe e publicidade. Desde 2015, os desenvolvedores analisam a possibilidade de introduzir publicidade direcionada, com testes diversos, mas isso ainda não foi implementado.
O WhatsApp GB é uma espécie de clone da plataforma de mensagens desenvolvida pela Meta. O aplicativo se conecta a uma conta de WhatsApp e oferece funções extras, como: agendamento de mensagens, a possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil.
Por essa ninguém esperava. Enquanto o Rakuten Group adquiriu o Viber há uma semana atrás por US$ 900 milhões, o Facebook comprou o aplicativo líder em mensagens instantâneas WhatsApp pela cifra absurda de DEZESSEIS DEZENOVE BILHÕES DE DÓLARES!
O sucesso chamou a atenção do Facebook, agora conhecido como Meta, que fechou um meganegócio para adquirir o aplicativo em 2014. A empresa pagou US$ 19 bilhões para assumir o controle do WhatsApp, que continuou funcionando de forma independente do restante dos serviços da empresa.
Em 24 de fevereiro de 2009, Jan Koum criou a WhatsApp Inc. Só que o aplicativo foi um verdadeiro fiasco, tanto que, depois de um mês do seu lançamento, Koum confidenciou a Acton a intenção de abandonar tudo e voltar a procurar emprego.