Diferentemente das duas funções trigonométricas anteriores, a função tangente não possui valor de máximo nem valor de mínimo. Além disso, existem restrições para o domínio, mas a lei de formação da função tangente é f(x) = tan(x).
Diferentemente das funções trigonométricas periódicas, como o seno e o cosseno, a função tangente não tem um valor máximo ou mínimo definido. Isso, devido a sua oscilação entre valores positivos e negativos infinitamente à medida que x aumenta ou diminui.
Note também que o ponto P tem o raio do círculo trigonométrico prolongado até atingir o eixo das tangentes a fim de determinar o valor da mesma. Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.
A função Atan retorna o arco tangente ou a tangente inversa de seu argumento. O arco tangente é o ângulo cuja tangente é o argumento. O ângulo retornado é fornecido em radianos no intervalo de -π/2 para π/2.
A função tangente possui valor positivo para os quadrantes ímpares, ou seja, I e III quadrantes. Para ângulos entre 0º e 90º e ângulos entre 180º e 270º, a função possui valores positivos. Em radianos, o valor de x tem que estar entre 0 e π/2 ou π e 3π/2.
Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria.
Aplique o ângulo de referência encontrando o ângulo com valores trigonométricos equivalentes no primeiro quadrante. Torne a expressão negativa, pois o seno é negativo no quarto quadrante. O valor exato de sin(45) é √22 .
Não existe a tangente de 90º porque os elementos do domínio deverão ser diferentes de π/2 + kπ. Primeiramente, vamos relembrar o que diz a razão trigonométrica tangente. A tangente é igual à razão entre seno e cosseno. Sendo assim, para calcularmos a tangente de 90º, podemos utilizar a razão sen(90)/cos(90).
Temos que: sen(90) = 1, cos(90) = 0 e tg(90) não existe. Observe que 90 = 45 + 45. tg(45) = 1. Para calcular o seno, cosseno e tangente de 90 graus, utilizaremos o seno, cosseno e tangente da soma.
A medida do lado oposto ao ângulo de 60° é o valor que estamos procurando e pode ser chamada de x. Na tabela trigonométrica, podemos ver que a tangente de 60° vale √3.