Estudo sobre hábitos higiênicos conclui: somos os mais cheirosos. Veja neste gráfico. Entre os países pesquisados, Japão, Inglaterra e China estão na rabeira. O Brasil ganha de lavada.
Você está contribuindo para uma estatística que coloca o nosso país no topo do ranking dos países mais cheirosos do mundo. De acordo com um estudo realizado pelo instituto de pesquisa Euromonitor, o povo brasileiro é um dos que mais tomam banho em todo o mundo.
Em primeiro lugar temos a Dinamarca com pontuação de 77,9 de acordo com a fonte: World Population Review, país amplamente reconhecido por sua liderança em energia eólica e políticas de sustentabilidade.
Os brasileiros são os campeões mundiais em frequência de banhos, de acordo com uma pesquisa recente da World Population Review – uma organização independente que fornece dados demográficos e populacionais globais atualizados.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
De acordo com os resultados, os brasileiros são os que tomam mais banhos, chegando aos 12 por semana. Logo a seguir, seguem-se os colombianos e os australianos, com 10 a oito banhos semanais.
Na líder Islândia, um dos países mais verdes do mundo, a concentração média de partículas de poeira em suspensão é de 9 microgramas por metro cúbico (mg/m³), menos da metade do considerado seguro pela OMS, de até 20 mg/m3.
Uma pesquisa realizada recentemente, sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
Que países atingem níveis seguros de qualidade do ar? Os sete países que cumpriram a diretriz de segurança de cinco microgramas por metro cúbico de ar (µg/m3) ou menos foram a Austrália, a Estónia, a Finlândia, Granada, a Islândia, as Maurícias e a Nova Zelândia.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Em outros países, porém, o hábito é menos recorrente. Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
O muçulmano deverá lavar-se até um ponto acima do cotovelo. Com mãos molhadas começando as mãos abertas sob a cabeça junto à linha do cabelo, limpar até ao fim da cabeça, onde o cabelo acaba e regressar. Isto só é feito uma vez.
6. Japão. No Japão, a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, por acreditarem em seus benefícios para a saúde, principalmente para a pele e a circulação.
Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
Brasileiros são mais higiênicos que habitantes de outros países, segundo dados da multinacional americana Procter&Gamble (P&G), proprietária de marcas como Pampers e Oral-B. O fato é evidenciado pela prosperidade do setor higiênico no país. As informações foram divulgadas pel'O Globo.