O vinagre branco é um agente de limpeza natural e eficaz contra o mofo. Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador. Aplique a solução sobre a área afetada e deixe agir por algumas horas. Em seguida, limpe a superfície com um pano úmido.
Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar.
Você pode colocar uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. Como sua base contém apenas cerca de 20% de ácido acético, a adição de água o torna menos eficaz. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar.
Há diversos produtos que você pode usar para tirar bolor da roupa, desde produtos de limpeza, como água sanitária e tira-manchas, até opções caseiras, como vinagre, suco de limão, sal, bicarbonato de sódio e açúcar. Confira, abaixo, dicas práticas para remover o mofo das suas roupas com segurança.
O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.
Faça uma misturinha de 1 copo (200 ml) de água sanitária para 5 litros de água. Se for usar menos de 5 litros, você pode fazer em menor quantidade, basta seguir a proporção adequada de medida. Use a esponja ou a escova para aplicar e esfregar a mistura no local com o mofo.
A água oxigenada é um ótimo desinfetante e pode ajudar a remover o mofo das paredes. Não precisa ser diluída, basta colocar o produto em um borrifador e aplicar diretamente na parede mofada, deixando agir por cerca de 15 minutos. Esfregue a região com uma escova e remova com um pano seco.
Produtos caseiros como vinagre, álcool e bicarbonato são ótimos antibactericidas para tirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos. Então, um pano umedecido é a melhor solução para manter esses inquilinos longe.
Basta misturar partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplicar diretamente na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma escova ou pano. O vinagre não apenas limpa o mofo, mas também atua como um agente preventivo.
Considerada a melhor tinta antimofo para paredes, a solução é aprovada pela Anvisa e pode reduzir até 99% das bactérias e dos fungos, deixando-os longe por 2 anos, quando aplicada em ambientes internos.
O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.
O vinagre possui em sua composição o ácido acético, que é muito bom para tirar o mofo de móveis e outros objetos. Já o bicarbonato de sódio é um produto coringa para remover manchas e mau cheiro. Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito.
O que é melhor para tirar mofo vinagre ou água sanitária?
Para uma solução de limpeza suave, misture partes iguais de água e vinagre branco em um recipiente. Se a infestação de mofo for mais grave, você pode usar uma solução de água sanitária diluída em água (uma parte de água sanitária para três partes de água).
As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas. Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.
Se a parede não tem encanamentos ou passagem de água, o problema pode ser solucionado com o uso das tintas impermeabilizantes. Mas para retirar o mofo, são necessários: solução de água sanitária, limpador de superfícies com cloro, escovas com cerdas duras e pano umedecido.
O fluxo de ar dentro do quarto é muito importante para a prevenção de mofo. Tendo isso em mente, é uma boa ideia manter seus móveis levemente afastados das paredes. Isso cria espaço suficiente para que o ar fresco circule entre as paredes e os móveis, o que irá secar qualquer umidade e evitar o desenvolvimento do mofo.
Vinagre. O vinagre possui antifúngica, anti bactericida e ajuda bastante na limpeza de diversas superfícies, com os bolores de mofo na superfície não é diferente. Essa solução é prática e rápida, para tirar mofo de parede com vinagre, comece aplicando o produto em um borrifador e deixe agir por 10 minutos.
Para evitar que a umidade e o mofo voltem a aparecer, que tal utilizar uma tinta antimofo? A tinta Suvinil Família Protegida é a melhor opção. Ela elimina 99% das bactérias, protegendo as paredes internas contra mofo e fungo por até 2 anos.
Quando o mofo aparece nas paredes de forma intensa com pontos pretos ou esverdeados, vale usar a água sanitária pura. Aplique diretamente na área afetada e deixe a parede absorver o produto.
Uma das maneiras mais eficazes de evitar mofo nas paredes e, também, com excelente custo-benefício, é usar tintas impermeabilizantes ou tintas emborrachadas.
Outro aliado na hora de combater o mofo dentro de casa é um produto muito comum na dispensa: água sanitária. Há casos em que a umidade pode causar a queda do revestimento de argamassa nas paredes, o "reboco", com fungos à mostra.
Os materiais para tirar mofo da parede são comuns e podem ser facilmente encontrados em casa, então comece separando água, água sanitária ou cloro, esponja de limpeza e pano limpo.
As causas do aparecimento do mofo na parede podem ser diversos, pois a combinação de umidade combinada com a falta de luz solar e arejamento, pode ocasionar a presença desses fungos, comprometendo a estrutura do ambiente.