A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas.
Cura Rap S10 é um aditivo líquido acelerador de pega isento de cloreto, inodoro elaborado à partir de resina mineral para ser adicionado em concreto ou argamassas, proporcionando secagem rápida.
Como acelerar o processo de secagem? Já sabemos em quanto tempo o cimento seca, mas e como acelerar esse processo? Em todo caso, se você precisa que a obra fique pronta de forma mais rápida, o mais indicado é utilizar aditivos aceleradores, ou outros que contribuam com a cura da argamassa.
O cimento não fica duro por "secar", mas sim graças à hidratação que é a reação química do cimento na presença de água. É, portanto, indispensável a presença de água para se obter o efeito pretendido. Contudo, água em excesso no início da cura pode não ser desejado para evitar a lavagem do cimento e outros componentes.
O concreto seco, também conhecido como concreto farofa ou concreto sem abatimento (no-slump), é feito a partir da adição de pouca água na mistura, resultando em baixo teor de umidade — o que equivale de 5 a 8% da massa total.
Primeiramente, é bom entendermos que o concreto é formado por uma pasta aglomerante (composta por cimento e água) e agregados (areia e brita). Essa pasta dá origem aos silicatos de cálcio hidratado (CSH), que são responsáveis pela resistência do concreto.
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.
O que é Concreto Submerso? Esse nome é dado para o concreto aplicado em presença de água, como por exemplo, a concretagem na região litorânea ou também em lençóis freáticos. Além disso, as estruturas submersas em água salgada e água doce, obras em barragens, estruturas de contenções e fundações também fazem parte.
Quando usado em obras submersas, o concreto não pode se misturar à água ou ao solo, portanto deve ser bastante coeso. Para atingir o nível ideal, é indicada a especificação de elevada quantidade de materiais finos, como fíler calcário, metacaulim, sílica ativa e areia fina.
Toda a composição do concreto faz com que o resultado final dessa mistura apresente um material bastante resistente à compressão. A relação água/cimento terá influência direta nessa resistência, sendo que quanto maior o fator A/C (Água/Cimento) menor a resistência do concreto.
Misture partes iguais de vinagre e sabão líquido. Aplique no chão com a ajuda de uma vassoura — preferencialmente, com cerdas duras —, espalhe bem e deixe agir por 20 minutos.
Use aditivos aceleradores de cura: aditivos aceleradores de cura são substâncias químicas que podem ser adicionadas ao concreto durante a mistura para acelerar o processo de hidratação. Esses aditivos permitem que o concreto atinja uma resistência adequada em um tempo mais curto.
Sika® 1 é um impermeabilizante de pega normal para argamassa e concreto, que reage com o cimento durante o processo de hidratação, dando origem a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando elevada impermeabilidade à argamassa e concreto.
VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.
Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.
CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.
Terrenos com solos mais moles ou com maior nível de água exigem fundações mais profundas, como estacas ou tubulões, enquanto solos mais firmes podem ser atendidos com fundações rasas ou diretas.
É importante lembrar que a água é muito importante para a pega e endurecimento do cimento e se a evaporação acontecer muito rápido, pode gerar fissuras por retração. Esse processo de cura pode resultar em um aumento de 30% na resistência do concreto, sendo iniciada assim que for terminada a concretagem.
Para um concreto submetido à ação da água do mar, são prejudiciais, em primeiro lugar, os sais de magnésio e de sulfato, já que essa ação ocorre em longo prazo [14].
Peças de concreto são chamadas de tetrápodes. Ao todo, serão instaladas 5.153 unidades. Elas evitam que a maré alta danifique a base do espigão de Matinhos, dos guias-correntes e dos headlands que estão sendo instalados ao longo de 6,3 km de orla.
O cimento hidráulico é um tipo de cimento comum. Como o nome sugere, ele é apropriado para ser utilizado em aplicações que precisam de resistência à água. O cimento hidráulico mais conhecido e utilizado na construção civil é o Portland, cuja principal matéria-prima é o clínquer.
O que misturar no concreto para ficar mais resistente?
Areia: Contribui para a trabalhabilidade do concreto, tornando-o mais maleável. Brita: Adiciona resistência mecânica à mistura, proporcionando estabilidade estrutural.
Caso o concreto não consiga uma cura adequada pela falta de água, a superfície irá apresentar trincas devido a retração do concreto e também pode não conseguir atingir a resistência requerida.