Deve-se buscar o atendimento médico imediatamente nas seguintes situações: quedas de bebês com menos de três meses; crianças com menos de dois anos em altura maior de um metro; crianças com mais de dois anos que tenham sofrido quedas de mais de um metro e meio; crianças que tenham sofrido acidentes de carro, quedas de ...
Como saber se o bebê está bem depois de uma queda?
O que fazer após a queda
Avaliar a condição física do bebê: verificar braços, pernas, cabeça e corpo do bebê para ver se apresenta algum inchaço, vermelhidão, hematoma ou deformidade.
Mesmo que a criança aparentemente esteja bem, é importante levá-la ao médico para confirmar se realmente não há nada grave. Se seu bebê caiu da cama - ou de qualquer outro lugar - e bateu a cabeça, a atenção deve ser redobrada com os sinais físicos que ele manifestará durante as 24 horas após a queda.
Sendo assim, qualquer trauma na cabeça significativo (exemplo: queda de mais do que 1x a altura da criança) obrigatoriamente deve ter avaliação do pediatra em um pronto-socorro, mesmo que a criança esteja sem nenhuma queixa.
Quanto tempo o bebê não pode dormir depois de uma queda?
Alguns pediatras recomendam evitar deixá-la dormir direto por muitas horas depois da queda: em até trinta minutos de soneca, cheque se o seu filho está bem. Chame por ele, acorde-o com cuidado e depois que ele responder, deixe-o voltar a dormir.
Caso o bebê caia de um lugar alto como a cama, o berço ou uma cadeira, por exemplo, o que se deve fazer é: Manter a calma e consolar o bebê: é importante manter a calma e não ligar de imediato para o pediatra ou levar o bebê ao hospital, porque a queda pode não ter causado ferimentos.
Depois de presenciar uma pessoa caindo é necessário verificar se ela está consciente, perguntando nome, o que aconteceu e em seguida, dependendo da intensidade, da altura, do local e da gravidade é preciso chamar ajuda e ligar para a ambulância do SAMU no 192.
Sua pele é mais delicada, os órgãos internos ainda são imaturos, o esqueleto é frágil e o crânio ainda não está completamente fechado. Como consequência, ao cair e bater a cabeça, por exemplo, o cérebro das crianças corre mais risco de sofrer lesões do que o de um adulto.
Como saber se a pancada na cabeça da criança foi grave?
Por isso, Álvaro Bulhões orienta que após uma pancada na cabeça, é necessário verificar se a vítima passou a ter sangramento no couro cabeludo, ouvido ou rosto, além de desmaio, perda de memória, alteração na visão e olhos arroxeados.
Se você estiver sozinha com o bebê, primeiro faça a ressuscitação nele por dois minutos e depois telefone pedindo ajuda (Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193). Se o bebê estiver sangrando e o sangramento não parar quando você pressiona uma gaze ou um pano sobre o ferimento.
Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.
Dor de cabeça forte e persistente. Convulsões. Quando a criança tem alterações da marcha, da visão ou linguagem, confusão e sonolência fora do horário habitual. Quando a ferida não para de sangrar após 10 minutos de compressão.
O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado. É normal que a criança chore após a queda, porém se apresentar alguns sintomas considerados “sinais de alarme”, deve ser avaliado por um médico.
“O ideal é que, durante algumas horas após o trauma, se observe o comportamento da criança. Além disso não ser possível caso ela esteja dormindo, não se saberá se a criança está dormindo ou desmaiada", explica.
Bater a cabeça pode ser apenas um susto ou pode significar uma lesão grave e potencialmente fatal. Mas, quando não há sinais claros de gravidade, como cortes evidentes ou perda de consciência prolongada, muitas vezes é difícil saber se há necessidade de uma investigação minuciosa.
Queda de mais de um metro de altura para crianças abaixo de 2 anos de idade e queda de mais de 1,5 metro nas crianças acima de 2 anos. Queda de mais de 4 degraus da escada. Acidente automobilístico com vítimas. Perda da consciência por mais de 1 minuto pós trauma.
O que acontece quando o bebê leva pancada na cabeça?
Na maioria das vezes, as quedas não são graves e no local onde se bateu a cabeça, geralmente, fica apenas um leve inchaço, conhecido como "galo", ou hematoma que costuma passar em 2 semanas, não sendo necessário ir ao pronto-socorro.
A intensidade da pancada é o que mais importa. No entanto, o local onde ela ocorre precisa ser levado em conta. Nos bebês, a região da moleira é uma das mais sensíveis assim como, em qualquer idade, a área atrás das orelhas, bem na lateral da cabeça. Por ali passam artérias que podem se romper, criando hematomas.
É normal perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia, pois faz parte do ciclo de crescimento natural dos fios. No entanto, se você notar uma quantidade significativamente maior de cabelo caindo ou percebendo áreas de afinamento capilar, pode ser um sinal de muita queda de cabelo.
Após uma queda: Mantenha a calma se o seu bebê cair. Procure sinais de alerta: inchaço, sangramento, perda de consciência, vômitos, desequilíbrio, choro, diferença nas pupilas. 2. Passos a seguir: Retire a roupa do bebê para verificar lesões no corpo, avalie lesões na cabeça, observe o comportamento.
A orientação contemporânea de muitos profissionais de saúde é que, após uma queda leve, se o bebê estiver consciente, alerta e não apresentar sinais evidentes de lesões graves, não há necessidade de impedi-lo de dormir.
Procure orientação médica: Se houver dúvidas ou preocupações persistentes após uma queda da cama, é sempre recomendável procurar orientação médica e realizar uma avaliação completa do bebê e descartar quaisquer lesões internas ou complicações.
Sentir o corpo ou algum membro muito fraco depois de um tempo após bater a cabeça indica que alguma região do cérebro pode ter sido afetada. A tontura após uma pancada na cabeça, pelo menos nos primeiros segundos, é mais um sinal preocupante.
“Se o bebê leva um tombo grande do sofá, da cama, do trocador, da banheira ou do berço, por exemplo, ele deve ser examinado por um médico com muita atenção para verificar se há ou não alguma lesão séria”. Levar o bebê ao médico é importante para saber se não houve lesões internas ou a quebra de algum osso.