(25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou. Então ela disse: Esposo sanguinário. devido à circuncisão (Êxodo 4:24-26).
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
Moisés emociona-se ao reencontrar Zípora e os filhos | Os Dez Mandamentos
Qual é o nome da segunda esposa de Moisés?
Pastora. Zípora, Tzipora ou Séfora[ 1] (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã . Conheça a história por trás da segunda esposa de Moisés, que gerou a revolta de Miriã e Abrão e por fim a ira de Deus sobre eles.
E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. Foram, pois, os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. E, quanto ao filho de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer não teve outros filhos; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.
Preocupada com Moisés, Zípora decide obedecer a ordem de Deus e realizar a circuncisão do filho. Após o procedimento, Moisés se recupera e a família comemora.
O que aconteceu com a mulher e os filhos de Moisés?
Sabe-se que o casal tem dois filhos (Ex 18,2), pois já foi narrado que Moisés, no momento da partida, “tomou sua mulher e seus filhos” (plural!), “os fez montar no jumento e voltou ao Egito” (Ex 4,20). Nesse sentido, o ouvinte-leitor se pergunta agora a respeito da identidade do filho atingido pela ação de sua mãe.
Zípora é um nome feminino de origem hebraica, sendo uma variante de “Séfora". O nome está associado à simbologia dos pássaros, representando características como inteligência e liberdade. Por extensão, Zípora pode ser interpretado como "mulher inteligente" ou "mulher livre".
Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, mulher de Moisés, depois que este lha enviara, com os dois filhos dela, dos quais um se chamava Gérson, pois disse Moisés: Fui peregrino em terra estrangeira; e o outro, Eliézer, pois disse: O Deus de meu pai foi a minha ajuda e me livrou da espada de Faraó.
– 40 anos no deserto de Midiã apascentando rebanhos; – 40 anos conduzindo o povo hebreu à terra prometida. Moisés morreu aos 120 anos de idade e, embora tivesse se arrependido, não pôde entrar na terra prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribá (ver Deuteronômio 32:51; cf. 34:1-4).
Faraó, o rei do Egito, tinha medo de que um dia os israelitas seriam muito numerosos e dominariam o Egito, por isso fez com que se tornassem seus escravos. Faraó ordenou que todos os meninos israelitas recém-nascidos fossem mortos.
Em resumo, o texto bíblico identifica claramente Zípora como uma esposa de Moisés e também menciona uma mulher cuxita, levando à conclusão de que Moisés teve pelo menos duas esposas. Zípora, a midianita, é bem documentada na narrativa, enquanto a identidade da mulher cuxita permanece mais ambígua.
Moisés morreu aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucedeu-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã. No Cristianismo, Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido Messias (em grego, o Cristo).
De modo que Moisés passou quarenta anos no Egito, quarenta anos no deserto pastoreando ovelhas e quarenta anos no deserto pastoreando os israelitas. 3. Moisés se casou com uma mulher cuxita (Nm 12:1). Sabemos que ele se casou com Zípora, a filha de um sacerdote de Midiã (Ex 2:16, 21).
Independentemente da interpretação exata, é claro que Zípora, esposa de Moisés, era uma midianita por etnia. Sua herança midianita é significativa por várias razões.