A Lei nº 7089/83 determina que as contas com data de vencimento no sábado, domingo ou feriados nacionais, estaduais ou municipais podem ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança nem penalidades por atraso.
(TJRS. Recurso Cível Nº 71004981957). Portanto, o vencimento em sábado, domingo ou feriado (nacional, estadual ou municipal - sem expediente bancário) impede a cobrança de juros, multas e demais encargos se o pagamento ocorrer no primeiro dia útil subsequente ao vencimento.
Quando o cartão vence no sábado, posso pagar na segunda?
O artigo 1º da Lei 7089/83 proíbe a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras com vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subsequente.
Quando a fatura fecha no sábado, posso comprar na sexta?
Sim, quando a fatura fecha, você pode comprar no mesmo dia, desde que tenha limite de crédito disponível. Contudo, é importante estar atento à confirmação do banco sobre o fechamento da fatura, pois, se a compra for feita antes dessa confirmação, o gasto poderá ser incluído na fatura atual.
É o que estabelece o Artigo 1º da Lei 7089/83: “Fica proibida a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, desde que seja quitado no primeiro dia subsequente”.
O que fazer quando o VENCIMENTO de uma conta, fatura ou boleto ocorre em SÁBADO, DOMINGO OU FERIADO?
Quando o boleto é pago no sábado?
Ou seja, bancários, via de regra, não trabalham aos sábados — e os pagamentos feitos via boleto e salários, por exemplo, não têm como serem processados nesse dia da semana sem expediente bancário. Ainda, a CLT determina que o salário dos trabalhadores deve ser pago pelo empregador até o 5º dia útil do mês.
Quando a fatura fecha no domingo, posso comprar no sábado no Nubank?
Ou seja, quando o vencimento cai no sábado, domingo ou feriado, o pagamento pode ser feito no primeiro dia útil. Mesmo que fosse pago no sábado, ficaria como Agendamento de Pagamento por não haver expediente bancário. Não se preocupe, pois o seu pagamento abateu corretamente a fatura e tampouco gerou encargos.
O que acontece se eu fizer uma compra no dia do fechamento da fatura?
Toda compra feita a partir do dia 20 só entrará na fatura seguinte. Ou seja: se você fizer uma compra no dia 20 de janeiro, só irá pagar esse valor no dia 27 de fevereiro – quando vence a sua próxima fatura.
Caso seu boleto tenha vencido no fim de semana ou feriado (dia não útil), é possível pagá-lo no dia seguinte, sem ter que pagar multa ou juros pelo atraso, inclusive em outra instituição diferente da registrada (destinatária) em seu boleto. Atenção!
Quando efetuar o pagamento? Por lei, contas que vencem em feriados ou aos finais de semana podem ser quitadas sem multas no primeiro dia útil subsequente ao vencimento. Caso haja a cobrança, o consumidor pode solicitar o ressarcimento.
Quantos dias antes do vencimento a fatura é fechada?
A data de fechamento da fatura é variável, depende de cada operadora de cartão, mas costuma ser de 5 a 10 dias antes da data de vencimento. Ela é, na prática, o último dia considerado pela operadora do cartão de crédito na hora de calcular o valor a ser pago pelo consumidor naquele mês.
Quando a fatura vence no sábado, pode pagar na segunda?
Nesse caso, o vencimento da sua fatura vai ser automaticamente adiado para o próximo dia útil, sem cobranças de encargos. Sábados, domingos e feriados não são dias úteis. Por exemplo: seu vencimento é no dia 25 e em dezembro a data cai em uma segunda-feira.
A Lei nº 7089/83 determina que as contas com data de vencimento no sábado, domingo ou feriados nacionais, estaduais ou municipais podem ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança nem penalidades por atraso.
O que acontece quando a fatura vence no final de semana?
Por exemplo, se a sua fatura vence em um sábado ou domingo e o feriado na terça, o pagamento deve ser feito na segunda, que é próximo dia útil após o vencimento. O mesmo vale caso a fatura vença num feriado que caia numa quinta-feira: o pagamento deve ser feito, claro, na sexta.
Ou seja, a hora extra no sábado deve ser calculada com a seguinte fórmula: Hora extra no sábado = valor da hora normal de trabalho × número de horas extras × 1,5 (acréscimo de 50%)
Você sabia que o quinto dia do mês não necessariamente é o "quinto dia útil"? Os cálculos não são tão simples e podem confundir muitas pessoas. Os dias úteis são somados de segunda-feira a sábado. Sim, os sábados também são considerados úteis.
Apesar de o texto da Consolidação das Leis Trabalhistas, mais conhecida como CLT, não mencionar explicitamente o sábado como dia útil para pagamentos, em geral, o padrão adotado é que os dias úteis são de segunda a sexta-feira, excluindo sábados, domingos e feriados.