Uma das principais curiosidades sobre a Hortênsia: esta flor é uma das variedades que muda de cor durante seu ciclo de vida. Portanto, se você encontrar uma hortênsia branca, verde, azul, lilás, roxa ou cor-de-rosa, isso é normal. A cor da planta varia de acordo com a sua maturidade e acidez do solo.
Mas no que se refere às hortênsias, o pH produz as seguintes alterações: as plantadas em solos alcalinos, com pH elevado, produzem as flores com coloração rosa, já as que se encontram em solo ácido, com pH inferior, são responsáveis pelas flores azuis.
Com a variação de pH da planta cultivada as cores podem ser: pH entre 4,0 e 5,5 produzirão hortênsias azuis; pH entre 6,0 e 6,5 resultarão em flores cor de rosa; já o pH acima de 8,0 darão resultado de hortênsias brancas.
Para ter hortênsias azuis coloque 20g de sulfato de alumínio - 5l de água, 15 em 15 dias – 50 dias antes da floração. Para hortênsias roxas, a mesma receita para a hortênsia azul e 1 vez por semana, regue-as com água de bombril ou outra palha de aço previamente de molho (água já marrom).
No cultivo de hortênsia, em solo com pH (que mede a acidez e alcalinidade dos solos) próximo a 5,5, as folhas coloridas são mais abundantes e azuis. Em solos com pH mais alto, próximo a 6,5, a cor fica rosa. Se ficar acima de 6,5 as cores vão para branco.
Quando ? A poda pode fazer-se a partir do fim do verão, quando as flores estão todas murchas. Nas regiões com invernos rigorosos, é preferível esperar a retomada da vegetação.
PRODUÇÃO A floração da hortênsia ocorre cerca de sete meses após o plantio. Cada variedade, no entanto, pode apresentar um período diferente entre o início do cultivo e o momento em que a flor pode ser colhida.
Hortênsias preferem solos bem drenados. Evitar o encharcamento é fundamental para prevenir doenças e garantir que as raízes recebam a oxigenação adequada. E quanto ao pH? Essas flores se desenvolvem melhor em solos levemente ácidos, o que, como mencionado anteriormente, pode até influenciar na cor das flores.
Símbolo de devoção, a hortênsia também representa coragem, determinação, dignidade, pureza de sentimento e elevação espiritual. De um lado, ela é associada à exuberância, devido à elegância e abundância de pétalas. Por outro, tem relação com o estado da gratidão e prosperidade.
Significa a que cultiva o jardim. Indica uma pessoa que dá a todos os seus atos um toque de originalidade. Quando desenvolve também o espírito prático, para direcionar melhor suas idéias, consegue o sucesso com muita facilidade.
"As adubações devem ser realizadas a cada três meses com adubos orgânicos como húmus de minhoca, bokashi ou esterco de animais seco e bem curtido. Já a cada 30 dias, pode adubar o solo com o NPK 10.10.10, que auxilia no desenvolvimento e enraizamento ou com o NPK 04.14.08, que estimula a floração".
As hortênsias florescem na primavera e verão colorindo as estradas e os caminhos para a Serra Gaúcha. No inverno se poda drasticamente a planta para que floresça na primavera.
A hortênsia é uma flor que gosta de frio. Por isso, é encontrada na Região Serrana (Petrópolis e Teresópolis). Branco, rosa e lilás, confundida com azul, são cores disponíveis da flor, que dura entre 20 e 30 dias, e chega a ter 40cm.
“O ideal é que ela pegue pelo menos umas três horas de sol da manhã, pois o sol da tarde é muito forte para ela e pode queimar flores”, explica Nathalia. Ela salienta que esse período de exposição ao sol é primordial para que a planta floresça.
Você sabia que a cor das flores da Hortênsia variam conforme o pH do solo de cultivo? Em solos ácidos, a planta produz flores azuis ou lilases. Enquanto em solos alcalinos, temos flores rosas ou avermelhadas.
É uma planta que requer podas anuais no inverno para um florescimento mais intenso na primavera e verão. Como é originária da Ásia, a hortênsia prefere um clima mais ameno com temperaturas subtropicais ou clima temperado, porém com o melhoramento genético, conseguimos ter esta linda planta em todo o Brasil.
As condições ideais para as hortênsias são os locais em que apanham sol de manhã e sombra à tarde. Na hora do calor, é importante as flores ficarem resguardadas do sol para não se queimarem. Quanto mais a norte do País, mais sol direto conseguirão suportar. Com sombra total dificilmente as suas plantas darão flor.
Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores. O mistério funciona mais ou menos assim: em solos ácidos, ou seja, com pH abaixo de 6,5, surgem flores azuis; já em solos alcalinos, com pH acima de 7,5, surgem flores rosadas e até brancas.
Existem várias razões pelas quais sua Hortênsia pode não estar florescendo. Isso pode variar desde exposição inadequada à luz até métodos de poda errados. Além disso, problemas como qualidade de solo pobre e irrigação inadequada também podem impedir sua hortênsia de florescer.