Veja estudo. Um novo estudo da Universidade Reading (Inglaterra) e da Fundação Edmund Mach (Itália) traz boas notícias: apenas duas maçãs por dia já podem trazer benefícios significativos para o coração.
Qual é a quantidade de maçã recomendada para consumo diário? Outro artigo, publicado em 2020 na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, recomenda o consumo de 100 a 150 gramas de maçã por dia (o que corresponde a uma maçã fresca normal).
A maçã é uma fruta rica em nutrientes essenciais e pode trazer benefícios à saúde se consumida antes de dormir. Seu alto teor de fibras ajuda na saciedade e pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas.
A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para aproveitar os benefícios da maçã é no café da manhã, devido a pectina presente na casca dela. Essa substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminua a absorção do açúcar no organismo, ou seja, dessa forma o intestino funcionará de forma saudável.
MAÇÃ TODO DIA - Veja o que acontece com você! USE ASSIM!
É bom comer maçã todos os dias?
Segundo a Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), sim! Uma unidade da fruta diariamente já traz vantagens e ajuda a proteger de doenças, como a diabetes tipo 2, por conta dos antioxidantes.
Benefícios da Maçã com Casca: Rica em Quercetina: A casca da maçã é rica em quercetina, um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a inflamação no corpo e a aliviar dores de cabeça. Hidratação Natural: A maçã tem alto teor de água, ajudando a manter seu corpo hidratado.
A maçã verde é conhecida por seu sabor mais ácido e refrescante, enquanto a maçã vermelha geralmente tem um perfil de sabor mais doce. A polpa da maçã verde tende a ser mais firme e crocante, proporcionando uma experiência de mastigação mais nítida. Em contraste, a maçã vermelha tem uma polpa mais macia e suculenta.
Maçã Rica em fibras que estimulam o bom trabalho dos intestinos, a casca da maçã contém pectina, fitoquímicos e ácido ursólico, que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, estimula a capacidade respiratória e melhora a saúde dos músculos, agregando propriedades anti-inflamatórias.
Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.
Ela tem menos carboidratos do que os outros tipos de maçã. É muito importante integrá-la à alimentação, por ter um alto teor de fibras para o seu corpo e ela ainda auxilia na perda de peso, não perca tempo de consumir essa fruta!
Em entrevista, as especialistas em nutrição Karen Souza, do Rio de Janeiro, e Ingrid Albuquerque, de Brasília, ressaltam que o consumo de frutas pode muito bem ser feito no turno noturno. “Não tem nenhuma fruta que deve ser evitada comer à noite”, detalha a nutricionista carioca.
Ela basicamente consiste em comer apenas maçãs no primeiro dia e uma maçã antes de todas as refeições do segundo ao quinto dias, para diminuir o apetite, sendo que nem todos os grupos alimentares são permitidos nessas refeições.
Devemos despertar nosso organismo aos poucos, e a última a ser estimulada deve ser nossa insulina. Dessa forma garantimos, inclusive, um maior controle da nossa saciedade durante o dia", finaliza Danielle. Assim, podemos concluir que, comer maçã em jejum não é relevante, tampouco funcional.
Mas nem sempre nos apetece estar a comer sistematicamente a mesma fruta, por isso aqui ficam algumas possibilidades para substituir uma maçã: 300 gr de melão, ou de groselhas, ou de ruibarbo. 250 gr de toranja ou de morangos. 200 gr de framboesas, ou tangerinas, laranjas ou amoras.
Normalmente um pouco maior que a Gala, a Fuji caracteriza-se pela casca firme e polpa clara, além de ser doce e crocante na medida certa. Na cozinha, ela é propícia para ir ao fogo porque cria a suculência ideal para sobremesas, geleias e outros pratos cozidos.
Por sua larga quantidade de fibras, a maçã Fuji também protege contra o câncer colo-retal. 4. AUMENTA A IMUNIDADE DO CORPO – A maçã Fuji possui um antioxidante chamado quercetina, que estimula o sistema imunológico, ampliando as defesas do organismo. As fibras da maçã também são benéficas para preservar a imunidade.
Porção recomendada: 1 unidade média de 110 g. A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes como catequinas e ácido clorogênico, além de conter fibras como a quercetina, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, a melhorar a digestão e a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.
A melatonina da maçã pode então “compensar” esse efeito e ajudar a cair no sono com mais facilidade. Por isso a maçã é tão boa para ajudar a dormir melhor quanto o maracujá.
Comer frutas em sua forma crua fornece os maiores benefícios, porque quando a fruta é processada, as fibras, antioxidantes e outros nutrientes podem ser reduzidos.
🌱 Rica em pectina, uma fibra solúvel, ela ajuda a regular o trânsito intestinal, mantendo seu sistema digestivo em ordem. Além disso, a pectina também auxilia na absorção de gorduras, contribuindo para um corpo mais saudável.
O que acontece com seu corpo se você comer uma maçã todos os dias?
A pectina das maçãs fornece ácido galacturônico ao corpo o que reduz a necessidade de insulina e pode ajudar no controlo da diabetes. Além disso, o consumo de maçã foi associado com uma melhor função respiratória (prevenção de asma). Por outro lado, apresenta nutrientes antioxidantes.
Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama. Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade.
Além disso, ao facilitar o movimento do trânsito intestinal, a maçã é capaz de eliminar as toxinas e fibras insolúveis presentes no intestino, sendo um ótimo complemento para tratar diverticulite, diarreia e prisão de ventre, por exemplo.