A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde.
Gasolinas de alta octanagem, como é o caso da Petrobras Podium, favorecem não apenas a performance como também a conservação do motor. E podem, dependendo do veículo, reduzir o consumo. A octanagem da Petrobras Podium é 102 pelo método de pesquisa RON (Research Octane Number).
Atualmente o mercado brasileiro tem cinco gasolinas de alta octanagem, as consideradas premium. Elas são a V-Power Racing, da Shell, a Petrobras Premium, e a ALE Premium, todas com octanagem IAD 91; a recém-chegada Ipiranga Octapro, com octanagem IAD 96 (95,95), e a Petrobras Pódium, com octanagem IAD 97.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.
Gasolina aditivada ou comum? E a Podium ou Premium? Qual a melhor | Boris Feldman explica
Quantas octanas tem a gasolina V-Power?
Na rede Ipiranga, ela é batizada de Octapro, numa alusão à maior octanagem (96 IAD). A Shell batiza a sua gasolina premium de V-Power Racing, e informa que ela tem 91 IAD.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Podium é a única gasolina a compensar totalmente suas emissões de gases de efeito estufa, desde sua extração e produção até o consumo. Se você busca a mais alta performance para viver ao máximo todas suas experiências e com o menor impacto ambiental, então seu combustível é a Gasolina Petrobras Podium.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
Com isso, a Octapro se junta ao hall de gasolinas premium do mercado brasileiro, que levam 25% de etanol anidro no máximo. Junto da Shell V-Power Racing, que tem 98 octanas RON, e da Podium (postos BR), com 102 RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
A Shell V-Power Racing vem em seguida com 91 octanas, limite mínimo para ser considerada gasolina premium. As gasolinas aditivadas, que incluem aditivos desenvolvidos por cada distribuidora para reduzir atrito entre peças móveis e para dissolver detritos sólidos, possuem as mesmas 87 octanas da gasolina comum.
A octanagem do etanol comum é de 110, enquanto a da gasolina é de 87. Uma outra vantagem do etanol é em relação à potência do motor. O álcool possui uma massa específica maior em comparação à gasolina. Isso faz com que ele fique mais comprimido dentro do motor, o que ocasiona em um aumento de potência.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.
Porém, a BR Distribuidora recomenda que a gasolina Podium deve ser utilizada em um período de até seis meses. Já a comum e a aditivada tornam-se impróprias apenas após três meses, aproximadamente.
Dynaflex é a mais avançada tecnologia da Shell, presente nas gasolinas Shell V-Power e Shell V-Power Racing que, além de limpar e proteger, traz mais performance e rendimento¹ para o seu motor. O nome Dynaflex é usado pela Shell em todo o mundo e traz a junção das palavras “dinâmica” e “flexível”.
A gasolina premium, por sua vez, é mais utilizada para carros equipados com motores de alta taxa de compressão, de alta performance, como Porsche, Ferrari, Lamborghini, AMG e BMW M3, por exemplo.