Quanto tempo leva pro corpo absorver o ácido hialurônico?
"A grande questão é que o ácido hialurônico que nós produzimos naturalmente tem uma meia vida muito curta. Ele é absorvido pelo corpo em menos de 48 horas", diz o médico Daniel Boro, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Quanto tempo leva para o corpo absorver o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico que ocorre naturalmente no corpo e na pele é degradado pelo organismo dentro de um ou dois dias. O ácido hialurônico usado nos preenchedores foi ligeiramente modificado, o que significa que leva mais tempo para o corpo degradá-lo, normalmente entre seis meses e dois anos.
“O ácido hialurônico realmente é reabsorvido pelo organismo, pois trata-se de uma substância que produzimos naturalmente. Mas, quando falamos da necessidade de manutenção do procedimento após um ou dois anos, estamos nos referindo à duração do resultado estético e não à presença da substância no organismo.
Como fazer para acelerar a absorção do ácido hialurônico?
Em algumas situações, pode ser indicada a aplicação de hialuronidase (enzima que degrada o ácido hialurônico) no local, para que ele seja reabsorvido mais rapidamente.
A hialuronidase é uma enzima que, quando injetada na região da pele que recebeu o ácido hialurônico, “quebra” essa substância, revertendo seus efeitos. Todo o processo é bastante rápido, demorando no máximo 24 horas para degradar todo o AH injetado.
A maioria das reações alérgicas de hialuronidase são reações de hipersensibilidade imediata (edema eritematoso após 1 a 2 horas), porém, reações de hipersensibilidade tardia também podem ocorrer12.
A hialuronidase é uma enzima que quebra o ácido hialurônico, o principal componente dos preenchimentos faciais. Ao injetar a hialuronidase na área de tratamento, a enzima dissolve o ácido hialurônico, permitindo que o excesso seja reabsorvido pelo corpo e restaurando a aparência natural da área.
Enzimas In vivo, como a hialuronidase são liberadas pela reação acrossômica das células espermáticas e dissolvem a matriz intercelular entre as células foliculares.
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser removido através da aplicação da hialuronidase, uma enzima produzida pelo próprio organismo. Essa enzima reverte os efeitos do preenchimento em até 48h. Este procedimento é simples e a substância pode ser aplicada em qualquer região do rosto.
O “bigode chinês” incomoda você? Se a sua resposta for SIM, saiba que somente o preenchimento com ácido hialurônico nesta estrutura não será 100% eficaz. Isso acontece pois, como há uma perda de sustentação importante na região, haverá a descida da gordura facial e a consequente flacidez dessa pele.
No caso da nádega que necessita grandes quantidades de preenchimento a utilização do ácido hialurônico alem de cara pode trazer complicações graves a longo prazo. O uso de aplicações contínuas (anuais) de acido Hialurônico pode levar a processo inflamatório crônico. Síndrome inflamatória tardia de Acido Hialurônico.
"É possível quando um volume muito grande de preenchedor é injetado; se realizado em locais com onde musculatura está em constante movimento, como lábios e queixo; se é feito numa profundidade inadequada e sobre pressões que levam a substância a mudar de lugar para locais de menor pressão", pondera a dermatologista.
Qual remédio não pode tomar quando faz preenchimento?
Evitar tomar Aspirina ou anti-inflamatórios por 3 dias antes da aplicação para diminuir o risco de hematomas; O uso de maquiagem pode ser feito imediatamente após a aplicação; A área tratada não deve ser exposta ao frio ou calor intenso, assim compressas quentes ou geladas são contraindicadas.
Pressão Externa: Aplicar pressão excessiva na área tratada, especialmente logo após o procedimento, pode deslocar o ácido hialurônico. Características do Produto: A viscosidade e a coesividade do produto utilizado podem influenciar sua propensão a migrar.
O preenchedor mais utilizado e mais conhecido pelas pacientes é o ácido hialurônico (ex: Restylane®, Juvederm®), que possui duração entre 6 meses e 18 meses, dependendo da densidade do produto.
A aplicação subcutânea da hialuronidase resulta em efeito imediato, com uma duração que oscila entre 24 e 48 horas. Após 48 horas, a barreira dérmica, alterada pela injeção intradérmica da hialuronidase, se restabelece completamente.
O que causa o inchaço, segundo Natasha, é a enzima chamada hialuronidase, usada para dissolver o ácido hialurônico aplicado nos lábios que, depois disso, passa a ser eliminado naturalmente pelo organismo. "Essa enzima tem partículas semelhantes ao veneno da abelha e costuma ser bem inflamatória.
Mas é fundamental sempre recorrer a médicos habilitados (consultas com aplicação de hialuronidase giram entre R$ 1.500 e R$ 4.000). Um estudo realizado por médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia observa que excesso de produto e falta de técnica estão entre as causas mais comuns de casos com complicações.
Você sabia que quando a harmonização facial é feita com ácido hialurônico é possível reverter o procedimento? O método utilizado consiste na aplicação da hialuronidase, uma enzima capaz de acelerar o processo de absorção do produto.
Podem ocorrer efeitos adversos decorrentes das aplicações de hialuronidase, dentre eles, prurido local e reações alérgicas. As reações alérgicas são raras, com uma incidência de 0,05% a 0,69%, assim como urticária e angioedema, com uma incidência de menos de 0,1%.
Um dos perigos mais temidos ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto. Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.
Os microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras demonstraram, através da atividade enzimática, produzir hialuronidase, havendo predominância da produção por microrganismos isolados da região bucal de Maraca horrida e regiões externa e interna de Avicularia avicularia.
O excesso de preenchimento não apenas cria uma estética estranha, mas também pode levar à obstrução do canal linfático e acúmulo de fluido, função muscular limitada (que pode causar expressões tensas) e estiramento permanente dos tecidos moles ao longo do tempo.
É possível reverter desde que esse procedimento seja feito usando o ácido hialurônico. Como é feita essa reversão? O profissional da harmonização facial, usa uma enzima de proteína que quebra o ácido hialurônico do local que foi preenchido. Essa enzima é a hialuronidase que vai despolimerizar o ácido hialurônico.