Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.
Já quando o assunto são os músculos, mulheres saudáveis deveriam ter, em média, ao menos cerca de 30% de massa muscular. Acima de 30% é considerado ainda melhor, já que quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está e mais fácil será de manter o peso estável.
Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%. É importante ter em mente que o ser humano perde massa muscular com o passar do tempo, e por isso os valores de referência também vão se alterando.
"É importante saber que o ideal é que tenhamos 30% mais massa muscular do que massa gorda. E que a nossa gordura não ultrapasse 30% do nosso peso total. Assim, deixamos o risco da obesidade mais longe da gente", explica Dr. Walid.
Quanto tempo demora a ganhar 1 kg de massa muscular?
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o IMC entre 18,5 a 24,9 representa a faixa de peso adequada e o menor risco para o desenvolvimento de algumas doenças. Entretanto, o IMC não deve ser avaliado isoladamente porque não diferencia sexo, composição corporal e local de distribuição da gordura.
A massa corporal magra contém cerca de 73% de água. A porcentagem de células BCM na massa magra avalia a condição física e nutricional de um corpo. Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos).
Ou seja, quanto maior o percentual de massa magra no corpo, mais rápida será a queima de calorias, o que é ótimo para quem deseja perder uns quilos que estão sobrando. É possível adquirir massa magra aumentando a massa muscular.
Para um mesmo volume de gordura e massa magra, o tecido magro é mais pesado. Em outras palavras, uma taça de tecido magro pesa mais que uma taça de gordura. Isto ajuda a explicar porque muita gente alcança um peso e depois não consegue baixar, mesmo com dieta e exercícios físicos.
Esthela Conde: Massa magra corresponde a todo o peso do corpo livre de gordura, como os músculos, massa óssea, órgãos, pele e articulações. Massa Gorda corresponde a gordura corporal. O que acontece é que há o costume de se confundir massa magra com massa muscular.
Quantos quilos de massa magra dá pra ganhar em um mês?
Ganhar músculos leva muitos meses e anos de treinamento com pesos e alimentação adequada. As taxas de ganho muscular variam de pessoa a pessoa, mesmo que vocês sigam o mesmo programa. No geral, com boa nutrição e treinamento consistente, você obtém cerca de 0,25 a 0,9 kg de crescimento muscular por mês.
É chamada de massa gorda, toda a gordura que o indivíduo possui, seja ela periférica ou visceral. Já a massa magra é todo o resto do peso corporal que não é gordura, como: órgãos, músculos e água. Ou seja, se uma pessoa possui 60 kg, dentre os quais 20 kg são gordura, significa que ela possui 30 kg de massa magra.
Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.
Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
Abaixo de 13% é considerado muito baixo e pode trazer riscos à saúde da mulher. Entre 25 a 30% é considerado acima da média, ou seja, sobrepeso. Já o percentual acima de 31% é considerado ruim, excesso de peso. Em relação aos homens de até 35 anos, a média ideal é entre 15 a 21%.
A massa muscular e a gordura possuem o mesmo peso, mas a massa muscular ocupa um espaço menor. Assim, mesmo que a balança faça a pessoa se perguntar se vai ficar mais gordinha, a resposta é não. Afinal de contas, com o aumento dos músculos, que ocupam menos espaço, as roupas que a pessoa vestir cairão melhor nela.
Como saber se estou perdendo gordura e não massa muscular?
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que acaba sendo ruim.